Entrevista
Rita Silvania Alexandre Costa, 43 anos é Lageana de berço mas Capãoaltense de coração. É casada e tem três filhos. Formada em pedagogia com habilitação em administração escolar e pós graduada em atualização pedagógica, dedica sua vida diária ao município de Capão Alto como Administradora Escolar e também vereadora pelo partido do PSD.
Correio dos Lagos - Há quanto tempo trabalha em Capão Alto?
Rita Silvânia: Vinte anos de serviço dedicados a Capão Alto, antes mesmo da emancipação eu já trabalhava como professora multisseriada na localidade dos Varelas, interior do município, local onde meu marido nasceu e temos um sítio que passamos boa parte do tempo, às vezes durante a semana,mas principalmente nos finais de semana.
Correio dos Lagos – Então a sua profissão iniciou nessa época?
Rita Silvânia – Sim, quando casei fomos morar nessa localidade, período em que terminei o magistério e comecei a lecionar na escola Valmor Antunes dos Santos, hoje ela não existe mais lá na localidade, mas é o nome dado a escola da sede do município. Hoje está desativada mas foi uma homenagem ao morador da comunidade que muito fez para o crescimento e emancipação do município. Após seis anos ensinando os alunos daquela localidade resolvemos nos mudar para Lages, onde fiz faculdade.
Correio dos Lagos – Como foi o retorno a Capão Alto?
Rita Silvânia – Após minha formação voltei como diretora de ensino depois fiz o concurso e me efetivei como administradora escolar, já faz 11 anos. Trabalhei como secretária por um período de dois anos mas, assumi por várias vezes em períodos eleitorais e licenças dos secretários titulares.
Correio dos lagos – E como surgiu a vida política?
Rita Silvânia – Faz tempo. Desde que eu trabalhava na escola sempre ajudei na comunidade, na igreja, graças a Deus sou muito católica, e sempre conversando sendo amiga de todo mundo, as pessoas diziam que eu tinha que representá-los. Na verdade nós vivemos sempre envolvidos em política, pois meu marido é presidente do SICOOB Crediserrana em Lages e Capão Alto e sempre esteve envolvido em comunidades rurais e associações.
Correio dos Lagos – E a família apoia a carreira política?
Rita Silvânia – Meu marido está sempre me apoiando, meu filho mais velho e minha filha mais nova não gostam muito de política, já minha filha do meio e meu genro gostam e estão sempre comigo. Mas mesmo que não gostem muito, meus outros filhos estão sempre envolvidos nos acompanhando e dando força.
Correio dos Lagos – Quantas vezes concorreu ao cargo como vereadora?
Rita Silvânia – Concorri por três vezes, sendo que uma das vezes perdi pela diferença de um voto, e empatei com outra pessoa, porém um dos vereadores na época faleceu, mas mesmo assim não consegui assumir porque o outro era mais velho, mas agora assumi e desde o ano passado faço parte do legislativo do município.
Correio dos Lagos – Como é a experiência?
Rita Silvânia – É uma experiência muito boa, deveria ter ido antes. Como vereadora eu vejo que temos mais possibilidades,mais força política e em função da presidente Dilma ser mulher deu uma alavancada, a confiança nas mulheres está positiva e meus colegas me respeitam muito.
Correio dos lagos – Sentiu algum tipo de preconceito?
Rita Silvânia – No início sim, parecia que não tinha muito crédito, mas com o passar do tempo vamos ganhando a credibilidade. E acredito que a mulher tem que ir conquistando seu espaço, mesmo que digam que não é fácil que não vai conseguir, eu sempre digo que se ninguém tentar e dar o primeiro passo não vamos conseguir fazer nunca.
Correio dos Lagos – Como foi a aceitação da população? Pretende continuar?
Rita Silvânia – Foi muito positiva, a população me procura, até os homens estou sentindo a confiança, porque no começo era só mulher e agora com os homens a gente ganha a confiança. Eu sempre procuro fazer a coisa certa, pois com isso ganhamos credibilidade. Pretendo continuar, embora muitas vezes existam as decepções. Há dias em que vou pra casa com vontade de jogar tudo pro alto, mas aí penso nas pessoas que confiaram em mim e esperam um bom trabalho e eu sempre penso em desenvolver no município um projeto maior pensando na comunidade como um todo e em coisas que venham beneficiar todas as pessoas e não meço esforços para conseguir seja a longo ou a curto prazo.É tão bom quando as pessoas chegam até a gente e percebemos que ajudamos aquelas pessoas,a comunidade. O reconhecimento é muito gratificante. A política também é uma caridade, pois estamos acompanhando de perto a vida das pessoas e criamos vínculos com elas.
Correio dos Lagos – Teve alguma influência familiar?
Rita Silvânia – Meus avós nunca foram candidatos,mas adoravam política. Estavam sempre envolvidos. Lembro que meu avô Raul me levava para os comícios em Lages e quando a gente é pequena não tem noção de partidos. Eu nem sabia de que lado a gente era e uma vez ele foi pro sítio e como ele não estava eu achei que ele ia ficar muito contente de eu ir no comício, cheguei até a ganhar uma camiseta, quando meu avô chegou em casa eu fui correndo mostrar a camiseta a mais contente, lembro que era uma camiseta laranja e ele me disse “quem te deu isso?”, eu disse que tinha sido uma mulher e ele me respondeu “você vai lá entregar para pessoa que te deu e dizer que nós não somos desse lado”. Nós éramos da arena e o comício era do PMDB, e eu nem imaginava, mas desde pequena eu já acompanhava. O meu outro avô Paulo ficou muito emocionado quando soube que eu era candidata e ele sempre me pedia pra discursar nos encontros da família.
Correio dos Lagos – Você se espelhou em algum político?
Rita Silvânia – Gostava muito de Ulisses Guimarães, achava ele fantástico e também do Tancredo Neves embora eu nunca tenha sido do PMDB. O Ulisses e o Tancredo eu sempre admirei, por serem pessoas que pensavam no bem comum.
Correio dos Lagos – Como você vê o município hoje?
Rita Silvânia – O município mudou muito, tenho certeza que melhorou bastante e cada prefeito teve sua época. O prefeito Tito estruturou o município e a maneira dele de administrar pra época foi correta. Hoje o prefeito Bota tem uma visão diferenciada e busca fazer com que o município cresça e se desenvolva. Admiro muito o trabalho e a garra do prefeito Bota.
Correio dos Lagos – Deixe uma mensagem para os capãoaltenses
Rita Silvânia – Peço para a população que acredite nos políticos, que estamos aqui para representá-los e fazer o melhor para a pessoas que aqui vivem. O meu trabalho é sempre em busca do melhor para a população seja na agricultura, qualidade de vida, saúde, educação sempre em busca de dias cada vez melhores.
Deixe seu comentário