logo RCN

Entrevista - Eleições 2020 - Município de Esmeralda, candidato a prefeito João Hermenegildo Pereira

João Hermenegildo Pereira, 64 anos, professor aposentado, possui ensino superior completo. Casado com Lucia Klaus Pereira, tem dois filhos: Cristina Klaus Pereira e Marcos Klaus Pereira. Militante do PP e tem como vice-prefeito Jossemir Teixeira da Costa, 50 anos, do partido PTB. A coligação é composta por PP, PTB e PT e tem como nome da coligação: "Esmeralda pode mais!".

1 - Correio dos Lagos - O senhor não residiu em Esmeralda por um período, acredita que isso possa influenciar em sua campanha?

João Hermenegildo Pereira - Penso que não influenciará, pois nasci e cresci aqui em Esmeralda, saí quando adolescente para fazer o segundo grau em Vacaria, pois aqui ainda não tinha e em 1976 fui estudar em São Leopoldo na UNISINOS. Me formei e casei em São Leopoldo, cidade natal da minha esposa. Mas nunca perdi o contato com Esmeralda pois minha família, tanto por parte de mãe como por parte de pai, é daqui. Além disso sou proprietário rural desde 1993 e construí casa, sempre vinha passar feriados, fins de semana e férias aqui. Meu pai já é falecido, mas minha mãe mora em Esmeralda. Sou o mais velho entre 4 irmãos que também cresceram e estudaram aqui em Esmeralda. Nunca perdi o contato, muito menos com os acontecimentos daqui.  

2 - Correio dos Lagos: Qual a sua experiência como gestor público?  

João - Estou entrando na vida política neste pleito, mas tenho experiência de controle de finanças em empresa e trabalhei como tesoureiro da ATNH (Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo) e MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Fundação Cultural Gaúcha e CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha).  

3 - Correio dos Lagos: O seu vice-prefeito já atuou como vereador no município, isso influencia positivamente? Ele terá espaço em uma futura gestão? 

João - Com certeza a influência dele como segundo vereador mais votado só irá acrescentar positivamente para a minha gestão e consequente para o desenvolvimento da nossa cidade. Como ele atuou na área da saúde conhece bem os problemas pertinentes a essa área. Vamos trabalhar numa parceria para melhor resolver os problemas da nossa cidade. 

4 - Correio dos Lagos: Como o senhor avalia o desenvolvimento de Esmeralda? O que precisa ser mudado?  

João - Como diz o slogan da nossa campanha: "Esmeralda pode mais'. O desenvolvimento como um todo deixa muito a desejar para uma gestão política que já dura 12 anos. Muitos setores podem melhorar, principalmente no campo da educação, da geração de empregos e saúde. Na educação temos que melhorar a qualidade de ensino investindo na formação continuada de professores e funcionários, pois são todos educadores. Sou professor, e a educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade. Sobre a geração de empregos precisamos atrair empresas proporcionando trabalho e renda principalmente para os jovens. Na saúde, como principal meta, precisamos melhorar na questão do atendimento e retomar a (ESF) Estratégia da Saúde da Família como prioridade para qualificar e consolidar a atenção básica com visitas domiciliares e estudos de casos especiais. 

5 - Correio dos Lagos: Todos os setores do município merecem atenção especial, porém a saúde e a educação são setores que mais preocupam. Quais as suas metas para essas áreas?  

João - Na área da educação teremos muitos desafios, principalmente, pós-pandemia. A educação a distância ou aulas remotas, exigem de toda a comunidade, professores, família e alunos um novo olhar para a educação com formação continuada de professores e funcionários da educação, bem como investimentos na área tecnológica. Entre outras metas, quero destacar também o fortalecimento dos Conselhos Municipais que fazem parte da Secretaria de Educação e proporcionar aos alunos, oficinas de reforço e de aprendizagem em turnos opostos. 

Na saúde, temos como metas garantir a infraestrutura e boas condições para o atendimento da população. No âmbito da Atenção Básica do Município, retomar a (ESF) Estratégia da Saúde da Família. Outros objetivos são estimular ações para o enfrentamento da atual pandemia e promover processo de Educação Continuada a todos os profissionais da área.

6 - Correio dos Lagos - Esmeralda, assim como os demais municípios da Região dos Lagos, enfrenta problemas diários, porém todos buscam o crescimento e o desenvolvimento. Caso seja eleito, o que irá trazer para Esmeralda, a fim de contribuir para esse crescimento?  

João - Meu principal foco é buscar empresas parceiras para contribuir para a geração de empregos no campo e na cidade.  

7 - Correio dos Lagos: O assunto é a RS - 456, o trecho que liga os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra. O que o senhor pretende fazer, caso seja eleito, para garantir o acesso asfáltico entre os municípios?  

João - Formar uma comissão com participantes dos dois municípios para que haja uma grande mobilização política em busca de recursos para a conclusão desta obra junto ao governo do estado.  

8 - Correio dos Lagos: A geração de emprego, renda e a permanência da população e, principalmente, dos jovens nos municípios são problemas que afetam toda a região. Quais os seus projetos para a economia do município e para os jovens esmeraldenses?  

João - Investir em programas de capacitação dos micro, pequenos e médios empresários em todas as áreas e apoiar o setor empresarial para viabilização de projetos junto a instituições financeiras e de fomento. É importante incentivar o comércio local, pois com essa medida promovemos o desenvolvimento do município contribuindo para o aumento de novos postos de trabalho e gerando mais investimentos em diversas áreas. Como já afirmei anteriormente, dar incentivo a implantação de empresas. Fomentar a economia solidária. Conscientizar a população sobre a coleta seletiva do lixo que poderá gerar emprego e renda, além do desenvolvimento sustentável.   

9 - Correio dos Lagos: Nos últimos anos o município de Esmeralda tem apresentado diversas obras, principalmente no asfaltamento de ruas e melhorias nos espaços físicos municipais. Caso eleito, pretende dar sequência a esse trabalho que vem sendo desenvolvido?   

João - Sim, todas as melhorias são bem-vindas e necessárias e portanto terão continuidade. 

10 - Correio dos Lagos: Se for eleito prefeito, sua equipe será técnica ou formada por políticos? E qual o seu primeiro ato como prefeito, caso eleito? 

João - Será uma equipe técnica para melhorar a demanda e a qualidade de serviços prestados a população. Meu primeiro ato será realizar uma análise detalhada das contas, receitas e despesas da prefeitura e assim tomar as decisões cabíveis.

Entrevista - Eleições 2020 - Município de Esmeralda -  Candidata a prefeita:  Silvana Konig dos Santos Anterior

Entrevista - Eleições 2020 - Município de Esmeralda - Candidata a prefeita: Silvana Konig dos Santos

Palestras por videoconferência são destaques da Semana de Sustentabilidade BAESA e ENERCAN Próximo

Palestras por videoconferência são destaques da Semana de Sustentabilidade BAESA e ENERCAN

Deixe seu comentário