logo RCN

Epagri, sol e biomassa

Li no DC que o embaixador da Nova Zelândia, em visita a Santa Catarina, disse que o país que eles mais temem, na área da produção agropecuária, é o Brasil.

Li no DC que o embaixador da Nova Zelândia, em visita a Santa Catarina, disse que o país que eles mais temem, na área da produção agropecuária, é o Brasil, pela quantidade de áreas agricultáveis, de água e, ainda, que o país tem as melhores condições do mundo para a produção de energia eólica. Quando alguém de outro país fala sobre nossas potencialidades, nos mostra o caminho.

Segundo os autores do livro Poder dos Trópicos ? Meditação sobre a Alienação Energética na Cultura Brasileira, somente na Bacia Amazônica incide, diariamente, uma quantidade de energia solar equivalente à energia de 6 milhões de bombas nucleares do porte da lançada em Hiroshima pelos americanos. O sol batendo no solo do Brasil equivale, por dia , à energia gerada em 24 horas por 320 mil usinas hidrelétricas de Itaipu. Um metro cúbico de madeira com 20% de umidade equivale a um barril de petróleo. É a biomassa, biovida, massa da vida, origem da vida na Terra. O Brasil é o maior produtor de gado bovino, um dos maiores de aves, de soja, de suínos, de açúcar, de álcool e, se soubermos aproveitar o que Deus nos concedeu, seremos um dos maiores produtores do mundo de produtos de origem vegetal e animal.

A energia solar, eólica, da biomassa, a quantidade de água, de terras aproveitáveis, tudo indica que o Brasil será uma das civilizações futuras mais sólidas e sustentáveis, pois a era do petróleo só deve durar 30 ou 40 anos, e então será a era dos que tiverem por fundamente energético os hidratos. Temos a energia dos ventos e o potencial para a produção de florestas no Brasil. Principalmente, em Santa Catarina, onde uma árvore ou floresta leva, no máximo, 20 anos para ser cortada e fornecer madeira. Nos países do Hemisfério Norte, esta mesma árvore leva 50, 60 anos para fornecer a mesma quantidade de madeira. Levar conhecimento técnico para as famílias rurais, através da pesquisa e extensão rural, é uma das maiores missões da Epagri. E por falar em energia, se a energia hidrelétrica é a forma de gerar energia mais barata do mundo, por que temos uma tarifa das mais caras do mundo?

Equipe do Correio da Escola visita as escolas parceiras do programa Anterior

Equipe do Correio da Escola visita as escolas parceiras do programa

Programa Empreendedor Rural formou jovens em Abdon Batista Próximo

Programa Empreendedor Rural formou jovens em Abdon Batista

Deixe seu comentário