Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Esmeralda celebra seu aniversário de 58 anos com uma ampla programação
O município de Esmeralda preparou uma programação especial para celebrar os seus 58 anos de Emancipação Político - Administrativa, comemorada no dia 27 de novembro.
A primeira edição da Feira do Livro e do Artesanato foi um sucesso, tendo como tema Fábulas, Contos e Memórias - Referências a Monteiro Lobato, iniciando no dia 25/11 com apresentação da Banda Municipal Pastor Júlio de Oliveira Paz, do grupo de dança contemporâneo e Ballet de Esmeralda e comunidade.
Estiveram presentes as autoridades do município como: Prefeito Municipal João Pereira, presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Mondadori, Secretária de Educação Mara Lúcia Valente, diretoras das escolas municipais, escritores locais, artesanato do município, SESC, estudantes das escolas municipais e estadual, comunidade Esmeraldense.
Os parceiros da feira foram os escritores locais, o SESC, os artesões, os expositores de coleções e a Editora Corrêa.
No dia 25 participaram como escolas do município com contação de histórias, por Willian Rodigheri Longhi e visitação a feira pelos estudantes.
Na parte da noite houve rodas de conversa com o homenageado Sr. José Gerpes Paganella, como mediador o patrono da feira do livro, Ajadil Costa, secretária de Educação Mara Lucia Valente, e o prefeito municipal João Pereira.
No segundo dia de feira (26), aconteceu o show do mágico Mateus Di Macedo para os estudantes das escolas do município e visitação a feira com distribuição de livros para os alunos presentes, cortesia do secretário da Fazenda Márcio Muller.
"A feira foi bem prestigiada pela comunidade e estudantes das escolas municipais e estaduais. O patrono da feira do livro, Ajadil Costa é um escritor e um grande contribuidor com os eventos do município, da cultura e educação ", destaca a secretária Mara.
O homenageado da feira José Gerpes Paganella, um cidadão esmeraldense que sempre esteve atuante em todos os seguimentos da comunidade nos CTGs, nos clubes de serviços, na Liga de Defesa Nacional, na educação, na cultura e muitos outros.
O enceramento da feira do livro com a participação a participação do grupo Cuerdas y Sonidos, os quais realizaram um teatro narrativo destacando a história de Esmeralda, José Mendes, Tiro de laço e Senhor Bom Jesus.
"Foi um momento mágico com música e teatro, onde todos participaram com muita alegria e emoção. Cabe ressaltar que a leitura transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo ", enalteceu a secretária de Educação Mara e em nome da secretaria agradeceu a todos que se envolveram na organização e no sucesso da feira.
O prefeito João Pereira em sua fala durante o encerramento da feira do livro, destacou a importância da cultura e da Feira que oportunizou as famílias, crianças, alunos e a comunidade a participarem. "Com a participação de todos conseguimos fazer um belo evento e já destaco a realização da 2ª Feira do Livro e do Artesanato no ano de 2022, um compromisso nosso com a educação, cultura e a comunidade de Esmeralda", enfatizou o prefeito.
O evento contou também com as presenças do prefeito e vice-prefeito de Pinhal da Serra.
De 25/11 a 01/12 a programação beneficiou toda a comunidade, além dos shows, apresentações artísticas, parque de brinquedos infláveis para crianças, Feira da Saúde, comemoração do Dia do Idoso, Palestra com Jaime Perin e o tradicional rodeio comemorativo ao 58º aniversário realizado no Parque de Rodeios Alfredo José dos Santos.
Durante a abertura do rodeio realizada no sábado (27), ocorreu a integração de Esmeralda e Pinhal da Serra com a abertura do Campeonato Intermunicipal entre os dois municípios que iniciou no dia 27 de novembro e encerra no dia 17 de abril de 2022 no aniversário de Pinhal da Serra.
O prefeito João Pereira destacou a lei 123/21 que tramita na Assembleia Legislativa para que Esmeralda seja reconhecida como Berço do Tiro do Laço e para que possam transformar Esmeralda na Capital Nacional do Tiro de Laço. "Agradeço os patrões de Esmeralda e Pinhal da Serra e esse é o momento de união, retornando de uma pandemia, mas juntos somos fortes. Há 70 anos atrás Alfredo José dos Santos se preparava para o primeiro rodeio que aconteceu em 4 de dezembro de 1952 e hoje estamos aqui enaltecendo esse esporte e a cultura do Tiro de Laço", destacou o prefeito.
Durante a abertura ocorreu também a benção com padre Claudio e no final do dia foi realizada a oração da Ave Maria e o show com Joca Martins.
A programação se estendeu ainda na quarta-feira (1) com a solenidade de entrega do "Troféu José Mendes", promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, realizado no Memorial José Mendes.
Deixe seu comentário