logo RCN

Estiagem afeta agricultura e abastecimento em alguns municípios

Segundo relatório divulgado pela Epagri na segunda-feira (19), Santa Catarina registrou menos da metade da chuva esperada para os primeiros 19 dias de outubro.

De acordo com o CIRAM, há uma previsão de até 15 mm acumulados entre os dias 24 e 28 de outubro de 2020 para a região de Anita Garibaldi, e uma previsão de até 60 mm entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, para a mesma região. A previsão para o fim do trimestre (até o mês de dezembro) é de chuvas abaixo da média e temperatura superior à média para o período.

As orientações da Epagri para os produtores é de que como o processo de germinação de qualquer semente exige presença de água no solo, o mesmo fica comprometido com a atual situação. A Região dos Lagos passa pelo período de semeadura de grãos como soja, milho e feijão, pastagens anuais de verão como milheto e capim sudão e também hortaliças como a abóbora/moranga. A orientação é que os produtores que ainda não fizeram a semeadura não procedam essa operação até que precipitações consideráveis retornem à região.

Algumas culturas já foram plantadas, como o milho e o feijão e sofrem com a estiagem. Segundo a Epagri, se as chuvas retornarem, a situação das lavouras é passível de recuperação. Do contrário, é certo que prejuízos virão. No momento, porém, não é possível estimar prejuízos, pois as culturas estão em sua fase inicial.

Prejuízos na pecuária de corte e leite são mais consistentes, pois as áreas de campo nativo e pastagens cultivadas em locais de solo raso estão secando em virtude da escassez de água e por isso a oferta de forragem é menor. As áreas de cultivo de gramíneas de verão não foram semeadas, o que agrava o problema.

O secretário de Agricultura do município de Anita Garibaldi, Milton Claudio Borges, destaca que a situação não é favorável. "Ainda não temos falta de água para o consumo humano, mas estamos trabalhando preventivamente para tentar amenizar problemas futuros. Na agricultura, mesmo com pouca quantidade de área plantada, vem sofrendo grandes perdas e algumas que foram plantadas não cresceram. Temos também as horticulturas que por falta de irrigação estão sofrendo com a estiagem", comenta o secretário, enfatizando que no setor leiteiro existem dois agravantes que é a entressafra de pastagens de inverno e a impossibilidade de plantar o pasto de verão. "Com certeza teremos perdas nesse setor também", finaliza.

O alerta da Epagri é para que os produtores rurais que seguraram as lavouras, exijam as notas referentes as despesas com sementes, insumos, hora-máquina e mão de obra, pois em caso de frustração de safra, deverão apresentá-las no momento do acionamento do seguro. Apesar disso, o homem do campo não pode perder a esperança. As atividades devem continuar, é claro, assim que as condições climáticas permitirem. Ainda há tempo para implantação das culturas e recuperação das pastagens.

Município de Abdon Batista inicia racionamento de água

A prolongada estiagem fez com que os níveis de água dos poços artesianos e nascentes que abastecem o perímetro urbano baixassem de forma significativa, afetando diretamente o abastecimento de água.

Por isso, para que não haja um desabastecimento total, a Prefeitura, por meio do Departamento de Água e Esgoto - DMAE - informa à população que iniciará um racionamento no fornecimento de água todos os dias da semana das 10h às 16h. A medida torna-se necessária para manter o nível mínimo de água nos reservatórios.

Assim o DMAE aproveita para solicitar a todos que não desperdicem água, evitem lavar carros e calçadas, visando poupar para o consumo humano.

O racionamento deverá permanecer até que a situação da estiagem se normalize.

Casan emite nota a população de Campo Belo do Sul 

A Casan informa aos moradores de Campo Belo do Sul que devido a estiagem e redução do nível dos poços de captação, o fornecimento de água encontra-se reduzido na cidade.

A companhia pede que o uso seja restrito ao essencial e que atividades como lavação de carros, casas, pátios e calçadas sejam evitadas. A economia nesse momento é fundamental para que a água possa ser distribuída a todas as áreas do município.


Acidente entre carro e moto em Campo Belo do Sul Anterior

Acidente entre carro e moto em Campo Belo do Sul

Serra volta ao nível alto para a Covid-19 Próximo

Serra volta ao nível alto para a Covid-19

Deixe seu comentário