logo RCN
Vargem

Estiagem em debate: Prefeita Milena recebe representantes da Defesa Civil Estadual

A prefeita Milena Lopes recebeu no dia 07 de maio, representantes da Defesa Civil Estadual e coordenadoria da regional do órgão de Curitibanos. O motivo foi discutir demandas de Vargem, em decorrência da estiagem que assola o município e já resulta em prejuízos superiores a R$ 10 milhões.

A visita ao município de Vargem reuniu o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldrin Silva de Souza, o engenheiro hidrólogo Victor Padilha da Gerência de Hidrologia, a engenheira ambiental Suzana Costa, da Gerência de Prevenção, e o coordenador da Regional da Defesa Civil de Curitibanos, Valdemar Lorega. Também participaram da reunião, o engenheiro ambiental da Amplasc, Rodrigo Silva, o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município de Vargem, Ivonei Ortiz, o diretor do SAMAE, Elmo Adriano Pinheiro, e o representante da Epagri Municipal, Marciano Roden.

Além da reunião com a prefeita Milena Lopes, a equipe da Defesa Civil Estadual acompanhada dos demais, também verificou in loco, alguns pontos do interior de Vargem, onde famílias sofrem com o desabastecimento de água, passando pelas comunidades de Didomenico e Volta Grande.

No encontro, a prefeita Milena reforçou a necessidade do município em receber auxílio do Governo do Estado. "Nós estamos buscando minimizar, reduzir os prejuízos que a estiagem tem causado. Solicitamos à Defesa Civil diversos equipamentos, implementos e ações que nos auxiliem no combate tanto a curto, quanto a médio e longo prazo. Então neste processo nós estamos em fase de elaboração de um segundo decreto de emergência e também de um decreto de calamidade pública, não só em relação à estiagem, como também quanto aos prejuízos provocados pela pandemia do coronavírus", informou a gestora.

Entre as solicitações estão: reservatórios d'água, mangueiras e a curto prazo suporte financeiro visando a contratação de caminhões pipa para abastecimento das comunidades do interior. "Estamos atendendo a todos os pedidos e solicitações das famílias que estão sem água, levando sempre que necessário, mas entendemos que uma forma mais ampliada de atendimento precisa ser adotada. Estamos empenhados em resolver as situações, mas têm muitas coisas que não dependem só de nós, precisamos de outras esferas governamentais, outros técnicos nos apoiando e principalmente, de recursos financeiros para que possamos solucionar, de fato, todas estas problemáticas", concluiu Milena.

Nesta semana, a prefeita Milena iria manter agenda com o comandante geral da Defesa Civil, Coronel João Batista.


Município de Abdon Batista inicia racionamento de água Anterior

Município de Abdon Batista inicia racionamento de água

Enfermagem: a profissão que cuida da vida Próximo

Enfermagem: a profissão que cuida da vida

Deixe seu comentário