Promover o encontro e reencontro de familiares e descendentes é o principal objetivo dos organizadores
Esmeralda acolheu no sábado dia 12 de abril em uma super festa, os descendentes da família Kramer. A história da tradicional família na região dos Campos de Cima da Serra, mais precisamente nas redondezas do município de Bom Jesus, iniciou com os descendentes dos imigrantes alemães Karl Ludwig Kramer e Wilhelmine Hoffmann, que chegaram à região no ano de 1858. O casal teve 14 filhos, os quais permaneceram nesta região.
Este já é o quinto encontro da família e a cada ano reúne mais descendentes, vindos de diferentes cidades e estados. O evento que aconteceu em Esmeralda, foi realizado no salão paroquial do município e reuniu cerca de 300 pessoas vindas de 22 diferentes cidades do país. Hoje a descendência encontra-se na sétima geração e é perceptível a alegria durante os encontros e reencontros, trocas de informações a convivência e integração entre as gerações.
De acordo com um dos organizadores do evento no município Luiz Jaime Kramer, a idéia de realizar os encontros veio de um parente chamado Lademir, que é natural de Esmeralda, mas atualmente reside em Teutônia/RS, sendo o primeiro encontro realizado em 2010 nesta cidade, promovendo um encontro com os parentes mais próximos e naquele mesmo ano o próximo encontro foi organizado e realizado em Vacaria, sempre com a participação de um número maior de descendentes. Em 2012 foi a vez de Bom Jesus receber os familiares, seguido por Lagoa Vermelha e fechando o ciclo dos municípios mais antigos da região com Esmeralda, neste ano de 2014.
"Aqui tem uma enormidade de famílias descendente desses imigrantes, os filhos foram casando e constituindo famílias, sempre numerosas e formando esse clã dessa família aqui na região. Contando a partir dos imigrantes estamos na sétima geração e se formos a fundo em pesquisas podemos descobrir outras gerações", enfatizou seu Jaime destacando que muitas famílias em Esmeralda não assinam Kramer, porém tem a mesma genética. "O imigrante Carlos teve mais filhas mulher e pela legislação civil brasileira, vai se perdendo o sobrenome pela parte da mãe, mas sabemos que existe uma descendência muito grande que se assina Kramer", frisou o organizador.
A cada edição novas pessoas aderem aos encontros e segundo seu Jaime têm grupos que estão participando desde o primeiro encontro e a cada edição o número aumenta. "Para nós de Esmeralda esse encontro é muito bom porque faz parte da história do município. A nossa família está aqui a bem mais de 100 anos quando nem a capela existia ainda nós já estávamos aqui e para nós fazer este encontro e trazer os parentes a Esmeralda nos enche de orgulho". finalizou.
Fazendo parte da programação os participantes puderam desfrutar do tradicional churrasco gaúcho, sorteio de brindes e homenagens como a fotografia que marcou a presença dos bisnetos dos descendentes, a qual ficará registrada na história da família.
Deixe seu comentário