logo RCN

Febre Amarela. Mais um vírus circulando na região

Uma única dose da vacina já é suficiente para imunizar a pessoa contra a Febre Amarela, por isso a importância de cada cidadão consultar a sua caderneta de vacinação e, em caso de dúvida, procurar a agente de saúde ou a Unidade Básica de Saúde.

Na segunda-feira (1), o resultado de amostras colhidas de um macaco bugio encontrado morto, atestaram para a Febre Amarela, isso significa que o vírus está circulando no município. O macaco encontrava-se na comunidade de Boa Vista, interior do município de Anita Garibaldi, e outros animais já haviam sido encontrados mortos.

O trabalho de colher o material e enviar para análise é importante devido os cuidados posteriores que a população deve tomar, principalmente as famílias que residem em um raio de 300 metros do local onde o animal foi encontrado.

O macaco bugio não transmite a Febre Amarela, porém é ele quem emite o alerta de que o vírus está circulando. A Febre Amarela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos, a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da Febre Amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da Dengue).

Prevenção

A prevenção é realizada através da vacinação, por isso a importância de cada cidadão consultar a sua caderneta de vacinação e quem tem dúvidas ou não encontrou a caderneta, pode receber uma nova dose da vacina. A vacina contra a Febre Amarela faz parte do calendário de vacinas e é feita em crianças a partir dos 9 meses de idade.

Sintomas

Os sintomas da Febre Amarela são semelhantes ao de uma gripe e até mesmo do coronavírus, sendo eles: dores nas costas, no abdômen ou nos músculos, calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite, náusea ou vômito, delírio, dor de cabeça e pele e olhos amarelados ou sangramento.

Cuidados com sua documentação

O secretário de Saúde do município de Anita Garibaldi, Rodrigo Gehrke, chama atenção da população para os cuidados com a documentação entregue pela secretaria, principalmente o cartão do SUS e cadernetas de vacinação. "Esses documentos são de uso pessoal e utilizados em todo o território brasileiro, por isso a importância de mantê-los junto aos demais documentos de identificação", destacou o secretário.

Transporte de pacientes

Recentemente o secretário Rodrigo anunciou a mudança dos horários de transporte de pacientes até a cidade de Lages para a realização de exames e consultas através do SUS. Na segunda-feira (1) aconteceram as primeiras viagens em dois horários e, segundo Rodrigo, deu muito certo. "Agora um veículo sai daqui às 6h e retorna às 11h e o outro sai às 11h e retorna ao final da tarde, com isso estamos garantindo um melhor atendimento e atendendo um número maior de usuários desses serviços", comentou, lembrando que a partir de agora, devido exigências do DETER, cada usuário deve no momento do agendamento repassar junto ao nome completo o CPF e telefone para contato.

Vacinação Covid-19

O município de Anita Garibaldi recebeu 80 doses da vacina contra o Coronavírus, sendo que os profissionais da saúde da linha de frente já foram vacinados, bem como os bombeiros militar e comunitários e profissionais dos laboratórios. A Secretaria de Saúde aguarda a liberação para iniciar a vacinação nos demais colaboradores da saúde ou grupos prioritários indicados pelos órgãos reguladores.

Mais de R$ 1 milhão para a Região dos Lagos através de emendas Anterior

Mais de R$ 1 milhão para a Região dos Lagos através de emendas

Prefeitura de Campo Belo do Sul renovou convênio que auxilia a APAE do município Próximo

Prefeitura de Campo Belo do Sul renovou convênio que auxilia a APAE do município

Deixe seu comentário