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Fecomércio SC divulga pesquisa sobre Intenção de Consumo dos catarinenses

Entidade afirmou à Agência Adjori que, apesar da queda de 8,9%, acumulado anual permanece positivo.

 A Intenção de Cosumo das Famílias catarinenses (IFC) apresentou uma queda de 8,9% no acumulado anual. É o que aponta a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC) e pela Fecomércio SC. Já o índice mensal registra uma retração de 7,3%, chegando ao mês de fevereiro ainda positivo, alcançando 133,8 pontos em uma escala de zero a 200. O resultado, em termos absolutos, expressa otimismo das famílias catarinenses em relação às suas possibilidades de consumo.

 

De acordo com o assessor técnico da Fecomércio, o economista Mauricio Mulinari, apesar da forte queda no acumulado anual e mensal, o índice permanece positivo. Ele explica que o cenário econômico brasileiro, com aumento da inflação e queda no poder aquisitivo, tem influenciado na decisão de compra das famílias. Mulinari também ressalta que, enquanto a indústria catarinense apresenta crescimento, o setor de serviços está em retração. Ele afirma que o fato está relacionado aos preços praticados no Estado, que crescem acima da média nacional.

 

São avaliados três indicadores principais nos períodos mensal e anual

 

Confiança em relação à renda atual:

Queda de 0,1% em comparação ao mês de janeiro e 1,4% na comparação com o

mesmo mês de 2013.

 

Consumo atual:

Queda de 7,9% na variação mensal e de 2,4% na variação anual.

 

Nível de emprego atual:

Aponta queda de 5,6% no comparativo mensal e de 6,6% em termos anuais.

 

Segundo a Fecomércio SC, independente das retrações apresentadas neste mês, os indicadores continuam acima dos 100 pontos, demonstrando otimismo dos catarinenses com emprego, renda e consumo. Em ordem decrescente apresentam os seguintes resultados:

Renda, com 165 pontos;

Emprego, com 141,6 pontos;

Nível de consumo, com 110,2 pontos.

 

Perspectiva profissional

No mês de fevereiro, este indicador apresentou uma queda significativa de 5,6% na comparação mensal e de 6,6% na comparação anual. Em termos absolutos a marca ficou abaixo dos 100 pontos, com 95,1. Contrastando com os 100,3 pontos do mês de janeiro. Isso demonstra que os catarinenses perderam o pequeno otimismo em relação à sua perspectiva profissional.

 

Acesso ao crédito

No comparativo mensal, o acesso ao crédito apresentou uma queda de 9,5%. A variação anual

também teve queda de 10,1%. Para a Fecomércio SC, o aumento sucessivo dos juros fez com que a procura por crédito diminuísse. Por outro lado, o índice permanece elevado, em um patamar de 144,8 pontos.

 

Perspectiva de consumo

A perspectiva de consumo das famílias catarinenses caiu, atingindo uma pontuação de 121,1 pontos. O resultado expressa uma queda de 19,2% na comparação mensal, a maior no mês. No ano a retração também significativa, de 16%. O índice demonstra que as famílias catarinenses ainda estão otimistas, porém, aumentaram a cautela diante do avanço da inflação, da perspectiva de baixo crescimento da economia e de seus salários.

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