Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Fetraf-SC e Sintraf realizaram reunião em Anita Garibaldi
Na tarde de terça-feira, dia 26, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - Sintraf de Anita Garibaldi e a Fetraf-SC, por meio das presenças do coordenador estadual, Jandir Selzler, e do secretário geral, Marcos Rozar, realizaram reunião na sede do sindicato.
Segundo Jandir, o objetivo da reunião foi promover um debate sobre os desafios da Agricultura Familiar nesse próximo período. "Os agricultores familiares certamente tiveram impactos significativos por conta da pandemia, com a queda no consumo interno, também alguns efeitos que estamos observando por conta da política econômica do atual governo e da política internacional. No final do ano passado tivemos uma audiência com o Governo do Estado e cobramos do governo, por conta da estiagem, medidas que fizessem para mitigar os efeitos e problemas, como foram algumas linhas de crédito que o governo, naquele momento, nos atendeu. Em relação ao Governo Federal, o que nos surpreendeu neste momento, foi o Banco Central e o Ministério da Agricultura anunciarem que estão suspensas todas as linhas de investimento do Pronaf para a agricultura familiar. Vemos isso com muita preocupação. Na reunião com o Sintraf dialogamos sobre todas essas situações e nos próximos dias devemos voltar para cá e fazer uma reunião de planejamento com toda a direção do sindicato para aprofundar o debate com a diretoria e agricultores dos municípios que compõem o Sintraf, sobre as questões centrais que a Fetraf precisa debater junto aos governos", relatou o coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina.
A Fetraf está realizando reuniões com os 36 sindicatos do estado, construindo juntos, calendários contendo ações e projetos.
O secretário Marcos destacou algumas políticas disponíveis aos agricultores familiares, sendo uma delas o Programa Terra Brasil, que auxilia a compra de terra. "Esse programa oferece oportunidade de financiamento de compra de terra para agricultores e trabalhadores rurais com bastante subsídio e devolução a longo prazo. Está disponível para todo o estado de Santa Catarina. Então os interessados em conhecer mais sobre esse programa e saber como acessar esse financiamento, basta procurar o Sintraf ou a Epagri do seu município que receberá esse assessoramento", explicou o secretário, enfatizando que atualmente em SC, mais de 15 mil famílias já foram beneficiadas com o Terra Brasil.
Deixe seu comentário