Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Fevereiro laranja e roxo chama atenção para algumas doenças
O mês de fevereiro tem muitas cores, além das cores do Carnaval que este ano, devido a pandemia do coronavírus, não foi comemorado com grandes festas e eventos. O mês chama a atenção para algumas doenças simbolizadas através das cores laranja e roxo.
Fevereiro Laranja: alerta para o combate a leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
Fevereiro roxo: alerta para o combate a Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, doenças ainda sem cura pela medicina, mas um diagnóstico precoce pode ajudar a manter a qualidade de vida.
Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.
Entre os principais sinais e sintomas do Alzheimer estão:
- Falta de memória para acontecimentos recentes;
- Repetição da mesma pergunta várias vezes;
- Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
- Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas.
Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações.
Sintomas:
- Fadiga;
- Febre;
- Dor nas articulações;
- Rigidez muscular e inchaços;
- Rash cutâneo - vermelhidão na face em forma de "borboleta" sobre as bochechas e a ponta do nariz;
- Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol;
- Dificuldade para respirar.
Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
A prevenção coninua sendo a melhor aliada contra todas as doenças e o melhor remédio continua sendo os cuidados com a realização periódica de exames e, em caso de alterações, buscar especialistas que irão auxiliar com tratamentos, oferencendo qualidade de vida e os cuidados necessários para um tratamento humanitário.
Deixe seu comentário