logo RCN

Fiesc firma convênio para elaborar Plano de Desenvolvimento Industrial

Parceria entre Fiesc e Fapesc deve resultar em pesquisas que vão auxiliar na construção de diagnósticos econômicos em SC.

 Representantes de três entidades catarinenses assinaram um termo de cooperação técnica nesta sexta-feira (20) para elaboração do Plano de Desenvolvimento Industrial. A iniciativa, capitaneada pela Fiesc, faz parte do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC). Também participam do projeto a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável(SDS).

Caberá à Fapesc, entidade vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, contribuir na elaboração de projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação. Os estudos deverão auxiliar na construção de diagnósticos econômicos das regiões catarinenses, além de apresentar as tendências mundiais sobre os diversos setores da indústria.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, reafirmou a importância do programa promovido pela Fiesc. "Precisamos avançar na área de inovação e temos procurado aprofundar parcerias para otimizar recursos públicos e privados”. Para o secretário, o PDIC está alinhado com as ações desenvolvidas pela secretaria, principalmente na consolidação das cadeias produtivas já existentes.

O termo de cooperação foi assinado durante a reunião mensal da diretoria da Fiesc. O projeto prevê o aporte de até R$ 2,8 milhões de recursos.

 

PDIC

Lançado em maio deste ano, o PDIC tem como objetivo construir um planejamento estratégico para o setor industrial, priorizando segmentos identificados como potenciais. Neste processo também deverá ser articulada uma agenda de trabalho com órgãos influentes no desenvolvimento do Estado. Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o programa é ambicioso. "Estamos trabalhando pelo desenvolvimento da indústria, elaborando ações para que o nosso trabalhador seja mais inovador e use melhor as tecnologias existentes", disse ele.

Esta é a segunda etapa do PDIC, que iniciou com a realização de workshops regionais para identificar os setores mais promissores da indústria catarinense. A próxima fase do programa, que será concluído em 2014, contempla a elaboração de projetos que contribuam para o crescimento desses setores.

Anterior

Hemosc recebe certificado da OMS de Centro de Referência no Treinamento de Hemoterapia

Próximo

SC Rural vai levar internet wireless para comunidades rurais de 11 municípios catarinenses

Deixe seu comentário