Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Fiesc firma convênio para elaborar Plano de Desenvolvimento Industrial
Parceria entre Fiesc e Fapesc deve resultar em pesquisas que vão auxiliar na construção de diagnósticos econômicos em SC.
Representantes de três entidades catarinenses assinaram um termo de cooperação técnica nesta sexta-feira (20) para elaboração do Plano de Desenvolvimento Industrial. A iniciativa, capitaneada pela Fiesc, faz parte do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC). Também participam do projeto a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável(SDS).
Caberá à Fapesc, entidade vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, contribuir na elaboração de projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação. Os estudos deverão auxiliar na construção de diagnósticos econômicos das regiões catarinenses, além de apresentar as tendências mundiais sobre os diversos setores da indústria.
O secretário estadual de Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, reafirmou a importância do programa promovido pela Fiesc. "Precisamos avançar na área de inovação e temos procurado aprofundar parcerias para otimizar recursos públicos e privados”. Para o secretário, o PDIC está alinhado com as ações desenvolvidas pela secretaria, principalmente na consolidação das cadeias produtivas já existentes.
O termo de cooperação foi assinado durante a reunião mensal da diretoria da Fiesc. O projeto prevê o aporte de até R$ 2,8 milhões de recursos.
PDIC
Lançado em maio deste ano, o PDIC tem como objetivo construir um planejamento estratégico para o setor industrial, priorizando segmentos identificados como potenciais. Neste processo também deverá ser articulada uma agenda de trabalho com órgãos influentes no desenvolvimento do Estado. Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o programa é ambicioso. "Estamos trabalhando pelo desenvolvimento da indústria, elaborando ações para que o nosso trabalhador seja mais inovador e use melhor as tecnologias existentes", disse ele.
Esta é a segunda etapa do PDIC, que iniciou com a realização de workshops regionais para identificar os setores mais promissores da indústria catarinense. A próxima fase do programa, que será concluído em 2014, contempla a elaboração de projetos que contribuam para o crescimento desses setores.
Deixe seu comentário