Frente fria e Ciclone Extratropical provocam temporais, ventos fortes e mar agitado em Santa Catarina
A formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e Sudeste do Brasil, contribui para a formação de tempestades com vendavais, chuva intensa e ressaca marítima em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado ao longo desta sexta-feira (07).
Na madrugada de sábado, o risco para temporais diminui, mas o vento sul ganha força, com intensidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas que podem chegar a 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas. Essa condição deixa o mar bastante agitado, com risco elevado de ressaca e erosão costeira.
Entenda o fenômeno
A formação de ciclones extratropicais é um fenômeno comum na região Sul do Brasil, especialmente durante a primavera, quando o contraste entre massas de ar frio e quente se intensifica. Por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera é marcada por grande variação térmica e instabilidade atmosférica. Nesse período, o ar quente e úmido vindo das regiões tropicais se desloca em direção ao sul do país e encontra massas de ar mais frias, criando as condições ideais para o desenvolvimento desses sistemas.
Além disso, após o inverno, época em que são frequentes as passagens de frentes frias e o mar permanece mais agitado, a faixa litorânea tende a ficar mais vulnerável a impactos. Assim, a atuação de um ciclone extratropical, acompanhada de ventos intensos e mar agitado, pode provocar ressacas, erosão costeira e alagamentos em áreas próximas à orla, ampliando os riscos típicos dessa época do ano.
Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais e ventos fortes, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões;
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Além disso, a SPDC reforça a importância de acompanhar os boletins, avisos e alertas meteorológicos oficiais, disponíveis no site e nas redes sociais da Secretaria.


Deixe seu comentário