logo RCN

Gente! Vamos contar a gente!

Você sabia que o índice do FPM (fundo que norteia repasses aos municípios) é o mesmo para Anita Garibaldi, Celso Ramos, Abdon Batista e Cerro Negro? Para o sistema, os quatro municípios têm mesmas carências e necessidades. E como a maioria de nós conhece cada palmo desses chãos, sabemos que um município com o dobro, talvez o triplo de habitantes (que é o caso de Anita), tem mais demandas a serem atendidas. Da área da saúde à infraestrutura no interior, passando pela educação e a própria infraestrutura urbana com mais moradias, tudo isso exige maior aporte e ação do poder público.

Entretanto, para reequilibrar essa realidade, com o possível aumento do índice do FPM para Anita Garibaldi, a participação dos nativos desta terra será fundamental. Todos têm que colaborar para serem contados. Isso mesmo. O Censo do IBGE, nesse período estranho de pandemia, será executado. Não se quer invenção de nenhum dado ou número. Defende-se a fidelidade à realidade. E isso ocorrendo, será possível termos números que evidenciarão, por exemplo, uma população próxima a 10 mil moradores em Anita. Sim, a gente acredita nisso. Chega de vivermos de estimativas que puxam os índices para baixo. Tem que ser contagem real. E com isso, sem afetar os outros municípios, Anita passará a outro patamar de índice do FPM. E a consequência disso é mais recursos às demandas que não param de surgir!

CENSO EM ANITA - Prefeito João Cidinei da Silva (PL) está atento a essa realidade da contagem da população. Lembra que era vereador na última vez que se fez levantamento populacional em Anita. Tem mantido contato e diálogo com os gestores do IBGE. E a palavra de ordem é uma só: não deixar ninguém sem ser contado. Acredita que a população de Anita, considerando dados de atendimento na área da saúde, por exemplo, irá além dos 10 mil viventes. Torçamos para que a contagem seja fiel à realidade não só em Anita, mas em todos os quadrantes da Região dos Lagos.

VENDE-SE EM ANITA - É terça-feira da semana que vem, dia 23, a licitação para a venda de duas áreas urbanas em Anita Garibaldi pertencentes ao município. As áreas que tiveram a modalidade de licitação para venda alterada por recomendação do Ministério Público, constituem-se na esperança do prefeito João Cidinei de executar algumas ações, visto que recursos próprios estão absolutamente escassos. O prefeito está bastante otimista que dá negócio!

data-filename="retriever" style="width: 25%;">

João Cidinei tem projeto aprovado na Câmara sobre a destinação de recursos das áreas a serem vendidas

TENSÃO E ATENÇÃO - Talvez o comerciante anitense não saiba disso, mas na assembleia da Amures que discutiu seguir as medidas de lockdown de Lages, havia tendência de os prefeitos aprovar o 'fechar tudo que não é essencial' desde o dia 9 de março. Foi quando João Cidinei entrou na reunião virtual e pediu calma aos colegas. "A gente entende e respeita a realidade de Lages, mas nos municípios menores o problema de proliferação não está no comércio", alertou o prefeito de Anita. Foi por conta dessa postura que houve um repensar e, apesar de algumas críticas, os demais municípios da Amures não suspenderam as atividades não essenciais, como o comércio, por exemplo. "Mas claro que a gente segue com tensão e atenção ao cenário".

RADAR NAS FESTAS - Prefeito João Cidinei entende que nem precisava isso, mas as estruturas de segurança e o pessoal da fiscalização estão rastreando qualquer indício de aglomeração em Anita Garibaldi. "Deveria haver consciência de que esse não é o momento de festa e junção. Daqui a pouco passa e voltaremos à vida normal". Já se sabe, por exemplo, que jovens têm criado grupos para programar festas e só anunciar o local quando a muvuca estiver começando. "Mas onde houver aglomero lá estará a polícia e a fiscalização. Temos que manter os índices controlados para não adotar medidas restritivas, mas precisamos da conscientização de todos".

RISCO DE LOCKDOWN EM SC? - É a pergunta mais repetida nesta semana já que o Poder Judiciário delegou ao COES - Comitê de Emergência da Saúde, a atribuição de analisar o cenário e, com dados técnicos, decidir por medidas mais restritivas ou não. Mas a resposta a essa situação não está nos técnicos do COES, mas nos números. Se houver leito de UTI e redução de infectados, a hipótese de um fechamento geral no Estado é menos provável. Penso!

data-filename="retriever" style="width: 25%;">

Governador Moisés deve regularizar o COES, estrutura técnica que decidirá sobre medidas restritivas em SC

CAMPO BELO TENTA, MAS... - Recebemos várias ponderações de solidariedade e apoio à prefeita Claudiane Pucci Varela (PP) que tentou suspender as aulas presenciais em Campo Belo do Sul, quando do decreto da segunda-feira, 08, mas foi impedida pela orientação do Ministério Público. Apesar da Promotoria estar seguindo uma orientação estadual (e por isso se oficia os prefeitos a não suspender aulas presenciais), há crença que o ensino em sala de aula, infelizmente, constitui-se um severo propagador da doença.

'VISITA DE MÉDICO' - Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, cumpriu agenda na Serra Catarinense. Passou um dia em Lages conversando, ouvindo e esclarecendo. Sabem que medida prática e efetiva, estruturante para a área da saúde foi encaminhada que a gente possa destacar aqui como fato novo? Nada. Foi a típica visita de médico. Uma benzida e só.

data-filename="retriever" style="width: 25%;">

Deputada Carmen acompanhou a visita do Secretário da Saúde em Lages

CONSELHO E FUNDO NO CERRO - Cerro Negro é o único município da Serra Catarinense a contar com o Fundo Sustentável de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FSDAF), com recursos repassados mensalmente pela Prefeitura, depois que tal iniciativa se tornou lei de autoria do então vereador Ivanor Mota (PT) e sanção do prefeito Ademilson Conrado. O FSDAF conta com cerca de R$ 200 mil, valor principalmente originado de dotação consignada mensalmente de 5% das compensações financeiras das usinas hidrelétricas. E o montante só não é maior porque a estiagem do ano passado minguou os repasses das hidrelétricas à Prefeitura.

AINDA EM CERRO NEGRO - Na segunda-feira, 15, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e o FSDAF tiveram eleitos seus novos dirigentes. A jovem Manuele Borges foi eleita presidente do CMDR e o Fundo passa a ser presidido por Ivanor Mota. Os projetos a terem o aporte oriundo do referido Fundo serão apresentados ao Conselho, atendendo recomendações do edital a ser publicado. Uma equipe técnica irá avaliar as propostas. É um exemplo prático em Cerro Negro de que, a coletividade trabalhando junto, sempre será o melhor caminho.

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Tomando medidas contra a pandemia, integrantes do Conselho e do Fundo na assembleia que definiu dirigentes

ALERTA SOBRE FURA FILA - Nesta semana saiu decisão contra o Secretário da Saúde exonerado de Bom Jardim da Serra. O cidadão entrou em desgraça, perdendo o emprego e agora tendo R$ 66 mil bloqueados para pagar eventual condenação, porque furou a fila da vacina contra a Covid-19. O Ministério Público denunciou e o processo está correndo. A notícia serve de alerta para que os gestores municipais tenham cautela. Cedo ou tarde, cada dose aplicada em cada município, terá que ter um CPF de destino para acompanhar a prestação de contas. E se isso não ocorrer, dará dor de cabeça ao gestor.

BOLSONARO X LULA - Porque tem sido assunto esmiuçado ao extremo por defensores e opositores, o 'retorno' de Lula ao cenário político, com a anulação das decisões da Lava Jato, a incógnita é como o povo está reagindo a esse novo cenário. Printamos a tela da primeira pesquisa nacional, colocando Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro numa disputa. Como eleitor de Ciro, acredito que 'a coisa está embolada' para ano que vem.

data-filename="retriever" style="width: 25%;">

A pesquisa é da CNN e Real Time Big Data e, como não estamos em ano de eleição, pode ser divulgada assim, sem maiores cerimônias



Prefeito Robito de Pinhal da Serra participa da 2ª reunião em busca de acesso asfáltico Anterior

Prefeito Robito de Pinhal da Serra participa da 2ª reunião em busca de acesso asfáltico

Novo decreto do governo de SC terá multa para quem não usar máscara Próximo

Novo decreto do governo de SC terá multa para quem não usar máscara

Deixe seu comentário