Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Gente! Vamos contar a gente!
Você sabia que o índice do FPM (fundo que norteia repasses aos municípios) é o mesmo para Anita Garibaldi, Celso Ramos, Abdon Batista e Cerro Negro? Para o sistema, os quatro municípios têm mesmas carências e necessidades. E como a maioria de nós conhece cada palmo desses chãos, sabemos que um município com o dobro, talvez o triplo de habitantes (que é o caso de Anita), tem mais demandas a serem atendidas. Da área da saúde à infraestrutura no interior, passando pela educação e a própria infraestrutura urbana com mais moradias, tudo isso exige maior aporte e ação do poder público.
Entretanto, para reequilibrar essa realidade, com o possível aumento do índice do FPM para Anita Garibaldi, a participação dos nativos desta terra será fundamental. Todos têm que colaborar para serem contados. Isso mesmo. O Censo do IBGE, nesse período estranho de pandemia, será executado. Não se quer invenção de nenhum dado ou número. Defende-se a fidelidade à realidade. E isso ocorrendo, será possível termos números que evidenciarão, por exemplo, uma população próxima a 10 mil moradores em Anita. Sim, a gente acredita nisso. Chega de vivermos de estimativas que puxam os índices para baixo. Tem que ser contagem real. E com isso, sem afetar os outros municípios, Anita passará a outro patamar de índice do FPM. E a consequência disso é mais recursos às demandas que não param de surgir!
CENSO EM ANITA - Prefeito João Cidinei da Silva (PL) está atento a essa realidade da contagem da população. Lembra que era vereador na última vez que se fez levantamento populacional em Anita. Tem mantido contato e diálogo com os gestores do IBGE. E a palavra de ordem é uma só: não deixar ninguém sem ser contado. Acredita que a população de Anita, considerando dados de atendimento na área da saúde, por exemplo, irá além dos 10 mil viventes. Torçamos para que a contagem seja fiel à realidade não só em Anita, mas em todos os quadrantes da Região dos Lagos.
VENDE-SE EM ANITA - É terça-feira da semana que vem, dia 23, a licitação para a venda de duas áreas urbanas em Anita Garibaldi pertencentes ao município. As áreas que tiveram a modalidade de licitação para venda alterada por recomendação do Ministério Público, constituem-se na esperança do prefeito João Cidinei de executar algumas ações, visto que recursos próprios estão absolutamente escassos. O prefeito está bastante otimista que dá negócio!
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
João Cidinei tem projeto aprovado na Câmara sobre a destinação de recursos das áreas a serem vendidas
TENSÃO E ATENÇÃO - Talvez o comerciante anitense não saiba disso, mas na assembleia da Amures que discutiu seguir as medidas de lockdown de Lages, havia tendência de os prefeitos aprovar o 'fechar tudo que não é essencial' desde o dia 9 de março. Foi quando João Cidinei entrou na reunião virtual e pediu calma aos colegas. "A gente entende e respeita a realidade de Lages, mas nos municípios menores o problema de proliferação não está no comércio", alertou o prefeito de Anita. Foi por conta dessa postura que houve um repensar e, apesar de algumas críticas, os demais municípios da Amures não suspenderam as atividades não essenciais, como o comércio, por exemplo. "Mas claro que a gente segue com tensão e atenção ao cenário".
RADAR NAS FESTAS - Prefeito João Cidinei entende que nem precisava isso, mas as estruturas de segurança e o pessoal da fiscalização estão rastreando qualquer indício de aglomeração em Anita Garibaldi. "Deveria haver consciência de que esse não é o momento de festa e junção. Daqui a pouco passa e voltaremos à vida normal". Já se sabe, por exemplo, que jovens têm criado grupos para programar festas e só anunciar o local quando a muvuca estiver começando. "Mas onde houver aglomero lá estará a polícia e a fiscalização. Temos que manter os índices controlados para não adotar medidas restritivas, mas precisamos da conscientização de todos".
RISCO DE LOCKDOWN EM SC? - É a pergunta mais repetida nesta semana já que o Poder Judiciário delegou ao COES - Comitê de Emergência da Saúde, a atribuição de analisar o cenário e, com dados técnicos, decidir por medidas mais restritivas ou não. Mas a resposta a essa situação não está nos técnicos do COES, mas nos números. Se houver leito de UTI e redução de infectados, a hipótese de um fechamento geral no Estado é menos provável. Penso!
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Governador Moisés deve regularizar o COES, estrutura técnica que decidirá sobre medidas restritivas em SC
CAMPO BELO TENTA, MAS... - Recebemos várias ponderações de solidariedade e apoio à prefeita Claudiane Pucci Varela (PP) que tentou suspender as aulas presenciais em Campo Belo do Sul, quando do decreto da segunda-feira, 08, mas foi impedida pela orientação do Ministério Público. Apesar da Promotoria estar seguindo uma orientação estadual (e por isso se oficia os prefeitos a não suspender aulas presenciais), há crença que o ensino em sala de aula, infelizmente, constitui-se um severo propagador da doença.
'VISITA DE MÉDICO' - Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, cumpriu agenda na Serra Catarinense. Passou um dia em Lages conversando, ouvindo e esclarecendo. Sabem que medida prática e efetiva, estruturante para a área da saúde foi encaminhada que a gente possa destacar aqui como fato novo? Nada. Foi a típica visita de médico. Uma benzida e só.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Deputada Carmen acompanhou a visita do Secretário da Saúde em Lages
CONSELHO E FUNDO NO CERRO - Cerro Negro é o único município da Serra Catarinense a contar com o Fundo Sustentável de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FSDAF), com recursos repassados mensalmente pela Prefeitura, depois que tal iniciativa se tornou lei de autoria do então vereador Ivanor Mota (PT) e sanção do prefeito Ademilson Conrado. O FSDAF conta com cerca de R$ 200 mil, valor principalmente originado de dotação consignada mensalmente de 5% das compensações financeiras das usinas hidrelétricas. E o montante só não é maior porque a estiagem do ano passado minguou os repasses das hidrelétricas à Prefeitura.
AINDA EM CERRO NEGRO - Na segunda-feira, 15, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e o FSDAF tiveram eleitos seus novos dirigentes. A jovem Manuele Borges foi eleita presidente do CMDR e o Fundo passa a ser presidido por Ivanor Mota. Os projetos a terem o aporte oriundo do referido Fundo serão apresentados ao Conselho, atendendo recomendações do edital a ser publicado. Uma equipe técnica irá avaliar as propostas. É um exemplo prático em Cerro Negro de que, a coletividade trabalhando junto, sempre será o melhor caminho.
data-filename="retriever" style="width: 50%;">
Tomando medidas contra a pandemia, integrantes do Conselho e do Fundo na assembleia que definiu dirigentes
ALERTA SOBRE FURA FILA - Nesta semana saiu decisão contra o Secretário da Saúde exonerado de Bom Jardim da Serra. O cidadão entrou em desgraça, perdendo o emprego e agora tendo R$ 66 mil bloqueados para pagar eventual condenação, porque furou a fila da vacina contra a Covid-19. O Ministério Público denunciou e o processo está correndo. A notícia serve de alerta para que os gestores municipais tenham cautela. Cedo ou tarde, cada dose aplicada em cada município, terá que ter um CPF de destino para acompanhar a prestação de contas. E se isso não ocorrer, dará dor de cabeça ao gestor.
BOLSONARO X LULA - Porque tem sido assunto esmiuçado ao extremo por defensores e opositores, o 'retorno' de Lula ao cenário político, com a anulação das decisões da Lava Jato, a incógnita é como o povo está reagindo a esse novo cenário. Printamos a tela da primeira pesquisa nacional, colocando Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro numa disputa. Como eleitor de Ciro, acredito que 'a coisa está embolada' para ano que vem.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
A pesquisa é da CNN e Real Time Big Data e, como não estamos em ano de eleição, pode ser divulgada assim, sem maiores cerimônias
Deixe seu comentário