Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Governador Raimundo Colombo inaugura obras em escolas de Lages
Obras contemplam a construção de uma arena multiuso no bairro Guarujá e ampliação de escola no bairro Santa Catarina.
O governador Raimundo Colombo inaugurou nesta sexta-feira (28), em Lages, a arena multiuso da Escola Estadual General José Pinto Sombra, no bairro Guarujá, e a reforma e ampliação da Escola Lúcia Fernandes Lopes, no bairro Santa Catarina. Os recursos aplicados nas obras são do Pacto por Santa Catarina.
“A Educação ganha muito com as melhorias na infraestrutura. Essa condição causa um impacto positivo para o aluno, que vai se esforçar mais nos estudos. Acredito que pela educação a gente transforma, modifica e avança na sociedade para o bem”, disse o governador. A arena da escola General José Pinto Sombra tem 1,2 mil metros quadrados, com quadra poliesportiva, palco, salas para a realização de atividades culturais e recreativas, vestiários e arquibancadas. Foi aplicado R$ 1,4 milhão do Pacto Por Santa Catarina.
A escola estadual General José Pinto Sombra foi inaugurada no dia 16 de janeiro de 1970. O nome foi dado em homenagem ao general do Exército que na época presidia a Campanha Nacional de Alimentação Escolar. Atualmente, a escola oferece o ensino fundamental e o ensino médio para mais de mil estudantes, que residem nos bairros Guarujá, Pisani, Cristal, Tributo, Vila Esperança, Jardim Celina e Guadalajara.
Gabriel Roberto Lemos, 17 anos, mora no bairro Guarujá desde que nasceu, e sempre estudou na unidade. Atualmente, está cursando o último ano do ensino médio. Ele só desfrutará das novas instalações durante alguns meses, mas diz que está feliz por saber que a arena multiuso dará conforto às próximas gerações. “Meus pais estudaram na escola e já sonhavam com um espaço adequado para a prática de esportes. A comunidade está feliz com a conquista”, diz o jovem, que preside o Grêmio Estudantil.
O professor de Educação Física Sadi da Silva Bastos leciona na escola General José Pinto Sombra desde 1989. Segundo ele, a arena multiuso representa a valorização da comunidade escolar. “A estrutura é um instrumento fundamental no contexto pedagógico”, diz o professor.
Reforma e ampliação da Escola Lúcia Fernandes Lopes
Também foi inaugurada na manhã desta sexta-feira a reforma da Escola de Educação Básica Lúcia Fernandes Lopes. A unidade localizada no bairro Santa Catarina foi construída há 34 anos, e nunca havia recebido uma grande restauração. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões nas obras por meio do Pacto por Santa Catarina.
O cronograma incluiu a restauração da cobertura e das instalações elétricas e hidrossanitárias, a troca de vidros, fechaduras, janelas e portas danificadas. Foram implantadas rampas de acessibilidade, colocados pisos antiderrapantes em pontos estratégicos, além de nova pintura, reforma de todas as 17 salas de aula e do setor administrativo, construção da biblioteca, de sala de audiovisual, de refeitório e dois banheiros.
“A escola foi totalmente reformada para que os alunos e professores tenham mais conforto e qualidade, e cuidar dela é compromisso de todos”, salientou o secretário Regional, Gabriel Ribeiro.
A escola estadual Lúcia Fernandes Lopes foi inaugurada no dia 14 de abril de 1980. Atualmente, a unidade oferece o ensino fundamental e o ensino médio para cerca de 900 estudantes que residem nos bairros Santa Catarina, Centenário, Novo Milênio, São Luiz, Santa Clara, Araucária, Maria Angélica, Conte e Santa Helena. A escola também desenvolve projetos sociais com as famílias da comunidade.
Bárbara Pereira, 13 anos, sempre estudou na escola, e pretende concluir o ensino regular na instituição. Atualmente, ela está cursando a 6ª série do ensino fundamental. “Os estudantes se sentem valorizados com as melhorias estruturais. A beleza da escola torna o ambiente mais agradável”, afirmou a estudante.
Deixe seu comentário