Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Governo do Espírito Santo vem conhecer ?governo eletrônico? de Santa Catarina
Servidores do Governo do Espírito Santo visitaram a Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina para conhecer o modelo de governo eletrônico catarinense, que visa reduzir o uso de papel nos órgãos públicos. Além de promover uma consciência ecológica, o Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e) também tem o objetivo de reduzir a burocracia.
Na reunião com os representantes do Espírito Santo, foram apresentados dados em relação ao projeto, à implantação e aos processos digitais. “Acredito que o mais interessante é a troca de ideias. Além de apresentar o sistema, mostramos também a metodologia de gestão. São vários os pontos necessários para o sistema ter sucesso”, explica o coordenador da equipe, Guilherme Wendhausen Pereira.
O resultado da apresentação foi positivo para os servidores que estavam presentes. “Queríamos ver quais as vantagens e desvantagens, as dificuldades para implantar o sistema e, mais que avaliar o produto, o importante é ver o que podemos ganhar com a experiência”, diz José Luiz Dolsan de Almeida, representante da empresa de processamento de dados do Governo do Espírito Santo. Para o servidor da Secretaria de Estado de Recursos Humanos do estado capixaba, Pablo Amaral, conhecer o sistema ajuda a planejar o projeto que deve ser implantado no Espírito Santo. “Dá pra pensar no que podemos colocar no processo, se tem alguma coisa que acabou ficando esquecida e que podemos melhorar”, explica.
Entenda o SGP-e
O SGP-e foi criado para otimizar o gerenciamento de documentos e processos administrativos, tornando a autuação e a tramitação mais eficientes. Os objetivos são reduzir a burocracia nos órgãos e gradativamente eliminar a utilização de papel nos processos, com a tramitação somente por meio digital. A ação traz benefícios ao meio ambiente, com a diminuição do uso de papel e de material para a impressão. O sistema já é utilizado por todo o Estado, em 97 órgãos, e possui mais de 14 mil usuários cadastrados. Um dos órgãos que aderiu recentemente ao sistema é a Fundação de Meio Ambiente (Fatma).
Deixe seu comentário