logo RCN

Governo do Espírito Santo vem conhecer ?governo eletrônico? de Santa Catarina

 Servidores do Governo do Espírito Santo visitaram a Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina para conhecer o modelo de governo eletrônico catarinense, que visa reduzir o uso de papel nos órgãos públicos. Além de promover uma consciência ecológica, o Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e) também tem o objetivo de reduzir a burocracia.

Na reunião com os representantes do Espírito Santo, foram apresentados dados em relação ao projeto, à implantação e aos processos digitais. “Acredito que o mais interessante é a troca de ideias. Além de apresentar o sistema, mostramos também a metodologia de gestão. São vários os pontos necessários para o sistema ter sucesso”, explica o coordenador da equipe, Guilherme Wendhausen Pereira.

O resultado da apresentação foi positivo para os servidores que estavam presentes. “Queríamos ver quais as vantagens e desvantagens, as dificuldades para implantar o sistema e, mais que avaliar o produto, o importante é ver o que podemos ganhar com a experiência”, diz José Luiz Dolsan de Almeida, representante da empresa de processamento de dados do Governo do Espírito Santo. Para o servidor da Secretaria de Estado de Recursos Humanos do estado capixaba, Pablo Amaral, conhecer o sistema ajuda a planejar o projeto que deve ser implantado no Espírito Santo. “Dá pra pensar no que podemos colocar no processo, se tem alguma coisa que acabou ficando esquecida e que podemos melhorar”, explica.
Entenda o SGP-e
O SGP-e foi criado para otimizar o gerenciamento de documentos e processos administrativos, tornando a autuação e a tramitação mais eficientes. Os objetivos são reduzir a burocracia nos órgãos e gradativamente eliminar a utilização de papel nos processos, com a tramitação somente por meio digital. A ação traz benefícios ao meio ambiente, com a diminuição do uso de papel e de material para a impressão. O sistema já é utilizado por todo o Estado, em 97 órgãos, e possui mais de 14 mil usuários cadastrados. Um dos órgãos que aderiu recentemente ao sistema é a Fundação de Meio Ambiente (Fatma).

Ministra Ideli recebe título de cidadã honorária de São Francisco do Sul Anterior

Ministra Ideli recebe título de cidadã honorária de São Francisco do Sul

Presidente da CNDL diz a ministro Afif que e-social vai prejudicar micro empresas Próximo

Presidente da CNDL diz a ministro Afif que e-social vai prejudicar micro empresas

Deixe seu comentário