Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Grupo Coluna retorna em Anita
A Secretaria Municipal da Saúde de Anita Garibaldi, informa que estão abertas as inscrições para o Grupo da Coluna, do ano de 2021. Este projeto, foi criado pela fisioterapeuta da secretaria da saúde Bianca Neves, no ano de 2016 e desde então vem tendo suas edições realizadas. Em virtude da pandemia e seguindo os protocolos necessários, neste ano o número de vagas disponibilizadas é para oito participantes, divididos em dois grupos.
O secretário da saúde Rodrigo Gehrke explica que os encontros iniciam no dia 01 de julho com duração de três meses, acontecendo duas vezes por semana, sendo nas terças e quintas-feiras às 13h30 na unidade de saúde Célio Valdair Gomes no bairro Coopercampos, sob responsabilidade da fisioterapeuta Bianca. Para participar do grupo é necessária solicitação médica, apresentar exames complementares de imagem e realizar avaliação com a fisioterapeuta, além de assinar o termo de participação. O projeto é totalmente gratuito e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de seus participantes e agilizar os atendimentos de fisioterapia que envolvam os problemas de coluna.
A fisioterapeuta Bianca Neves, explica que segundo dados, mais de 90% da população sofre de dor lombar em algum momento da vida. "É uma dor localizada na parte mais baixa da coluna, podendo ou não irradiar para uma das pernas. É mais evidente entre os 35-55 anos de idade e em pessoas em fase produtiva, sem distinção quanto ao sexo. A causa mais frequente da lombalgia é o próprio comportamento da pessoa durante o dia a dia, associado à postura incorreta, além da tensão e estresse do cotidiano que, muitas vezes, levam a contraturas musculares e dor", comenta a fisioterapeuta destacando também que o envelhecimento da coluna e de suas estruturas, e o excesso de peso são agravantes que pode influenciar muito na frequência da dor nas costas. "O tripé desse projeto consiste em reeducação postural, mudança de hábitos de vida e comprometimento dos participantes com o máximo de resolutividade possível", finaliza a fisioterapeuta.
Deixe seu comentário