Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Investimentos em melhoramento genético é garantia de ótimos resultados na pecuária
Uma amizade de mais de 25 anos, pode ir além e resultar em parceria de negócios também. Esse é o resultado dos amigos Luiz Moraes e Dejair Manfroi que há 13 anos uniram o conhecimento e resolveram investir no ramo da pecuária, criando a Cabanha 2M, situada no município de Campo Belo do Sul, com criação de gado das raças Aberdeen Angus, Red Angus, Hereford e Devon, e nesse ano começaram a nascer os primeiros animais ultra black, sendo uma mistura das raças Angus e Brangus.
Os amigos e sócios já participaram de exposições como a Expolages ficando campeões em diferentes categorias, sendo este também um incentivo para investimentos no melhoramento genético, pastagens e acompanhamento técnico com profissionais designados para cada raça, como o que aconteceu no dia 20 de setembro na propriedade de Dejair, quando os animais passaram por controle de brucelose e tuberculose e exames andrológicos nos touros que estarão à venda, além de um controle e confirmação da produção do ano anterior e avaliações para Promebo bem como ver destaques e características e Dep's (desenvolvimento esperado da progênie) da avaliação da genômica para seleção dos animais.
Luiz e Dejair destacam que tinham o sonho de criar gado de origem pura e com isso buscar o melhoramento genético com o objetivo que é a venda de reprodutores e para isso, buscam sempre o aperfeiçoamento e os melhores produtos como a aquisição de sêmen vindo de diferentes lugares do mundo. Todo o plantel é acompanhado pela veterinária Mayara Manfroi.
A pecuária implantada pelos sócios é de forma rústica, as inseminações são realizadas na própria fazenda pelo pecuarista Luiz e trabalham também além da inseminação, com a coleta e transferência de embriões e quando necessário fazem o congelamento dos embriões para futuras transferências de embriões.
A sociedade conta atualmente com mais de 100 cabeças de gado, sendo que no inverno elas permanecem na Fazenda Manfroi de propriedade de Dejair que disponibiliza cerca de 300 hectares de terra com pastagem de inverno e no verão são transportadas para a fazenda Capão redondo de propriedade do Luiz que disponibiliza cerca de 70 hectares para permanência nesse período que também é realizado as inseminações.
A comercialização dos animais acontece 100% para compradores da região. "Percebemos que a cada ano o valor é corrigido e para isso é necessário investir no pacote genético que nos possibilita a precocidade e aprimoramento genético ganhando na qualidade e no tempo de reprodução e buscamos a cada ano ampliar a produção e a renovação das matrizes", comentam os pecuaristas.
Vale destacar que o pecuarista Dejair é pioneiro na implantação de novilho precoce e um destaque foi implementar a lavoura aliada a pecuária.
Deixe seu comentário