logo RCN

Lixo no Brasil

 Passos positivos na questão do lixo no Brasil.

Cabe a cada um fazer sua parte e dar os demais passos evolutivos da questão, sob pena de continuarmos na condição de uma sociedade do desperdício.
Há anos se discute sem sucesso a  questão do lixo. O primeiro passo positivo foi dado  só em 2010 com a reprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), após duas décadas de embates. O segundo, relacionado à conscientização, evolui vagamente, pois, ao contrário do que entendem os atores políticos. Resolução do problema não se dará apenas  com investimentos para o fim dos lixões e a criação de aterros sanitários, mas mediante a construção de uma sociedade consciente no que diz respeito ao lixo que produz.
Em artigo intitulado Transformar lixo em riquezas, publicado na Folha de S. Paulo (5/1), o professor Ricardo Abramoway, estudioso do assunto, destaca que o Brasil é uma sociedade do “jogar fora”. É fundamental sobretudo considerando o crescente acesso a bens e serviços, que o país se converta em uma sociedade saudável do  ponto de vista do ciclo de materiais em que se apoia sua riqueza.
O terceiro passo, polêmico mas importante, é de todos os responsáveis pela geração de resíduos sólidos devem contribuir pela destinação adequada e inserção do lixo em novos ciclos produtivos, objetivando práticas e métodos mais limpos, como já ocorre com pneus, óleos lubrificantes e respectivas embalagens, recipientes de agrotóxicos e baterias automotivas.
Isso é defendido por Cécile Pettingd, Juliana Speranza e também Ricardo Abramvaivay, no livro Lixo Zero – Gestão de resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera, no qual destacam a utopia em crer que as prefeituras um dia serão capazes de organizar e assumir sozinhas a coleta seletiva, cada um fazer a sua parte e dar os demais passos evolução, sob pena  de continuarmos na condição de uma sociedade do desperdício.
 
Referência: 
HORN, Rodrigo de Assis. Passos positivos na questão do lixo no Brasil. Diário Catarinense, Florianópolis, 05 de março de 2014. 
 
Anterior

Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina deixa o cargo

Próximo

Grupo de dança de Capão Alto recebe homenagem

Deixe seu comentário