logo RCN

Luiz Henrique destaca Seminário sobre o Pacto Federativo em SC

Senador faz convocação às lideranças para debater o Pacto Federativo dia 9 de maio na Fiesc

 “O Brasil é um país continental cheio de diversidades regionais e locais com situações econômicas, climáticas, geográficas, culturais, as mais diversas possíveis, e, no entanto, tem um governo central administrando dois terços de todos os tributos que são arrecadados pelo povo. Essa equação não dá certo”, afirmou o senador Luiz Henrique ao convocar as lideranças catarinenses para o Seminário Nacional O Pacto Federativo em Debate, que será realizado no dia 9 de maio (sexta-feira), das 14h às 19h, no Centro de Eventos da Fiesc, Itacorubi, em Florianópolis. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar 

www.fiescnet.com.br/opactofederativo. O evento é provido pela Fiesc e Adjori/SC, com apoio da Acaert e Sindejor.

Sobre o tema Pacto Federativo, o senador lembrou que “eu prego desde que entrei na vida pública, que a descentralização é o caminho para o Brasil atingir o desenvolvimento”. Recordou também que “nós realizamos a experiência de descentralização em Santa Catarina e todos viram os resultados evidentes que nós observamos com isso, dando saltos históricos, dobrando o tamanho da economia em oito anos, levando asfalto a todos os municípios, levando energia elétrica a todas as residências. E proporcionando um grande salto em indicadores sociais e econômicos do nosso Estado”.

Para o senador, “o que nós vamos discutir nesse seminário é exatamente isso: por que o Brasil não adota um novo Pacto Federativo? Descentralizando a gestão, fazendo com que o Governo Federal cuide das coisas macro, deixando as coisas micro a serem administradas pelo município. Essa é a proposta!”, afirmou.

O Seminário começa às 14h, do dia 9 de maio (sexta-feira), com a palestra de abertura do empresário Armando Hess de Souza, sobre “O que é o Pacto Federativo? A Visão da Sociedade sobre o Pacto Federativo”. Logo em seguida, o primeiro painel, “A Visão Política do Pacto Federativo”, com o senador Luiz Henrique, o jornalista e colunista do jornal ‘Valor Econômico’ Ribamar Oliveira e o deputado federal e ex-secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly.

O segundo painel será sobre “A Visão Econômica do Pacto Federativo”, com o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, e o ex-presidente do Ipea e coordenador do Programa de Estudos Fiscais da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Rezende.

O terceiro painel será sobre “A Visão do Governo Federal, Estadual e Municipal sobre o Pacto Federativo”, com o governador Raimundo Colombo, o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, o presidente da Fecam, Hugo Lembeck e a ministra Ideli Salvatti. 

Anterior

Bruno Breithaupt é reeleito à presidência da Fecomércio por mais quatros anos

Próximo

Pronatec abre 104 vagas para bolsistas, orientadores e professores

Deixe seu comentário