Fator clima tem afetado cronograma nas obras da Rua Frei Rogério
Material reciclado, sustentabilidade e música unidos em único projeto

Durante toda a terça - feira (4), o miniginásio da APAE de Anita Garibaldi foi palco de uma bela orquestra sinfônica, porém um pouco diferente. Através do projeto "Janela do Conhecimento", desenvolvido pela empresa Bella Janela, cerca de 900 alunos da rede municipal de ensino da sede e interior, divididos em seis oficinas de 1 hora cada, puderam acompanhar a apresentação do projeto "Musicalizando com sucatas", apresentado por Ricardo Alexandre Bigo, da cidade de Blumenau.
O autodidata Ricardo iniciou esse projeto há 22 anos e com apoio da empresa Bella Janela está montando uma banda de sucatas em Blumenau, e por trabalhar o tema sustentabilidade, ele foi convidado a se apresentar em Anita e demonstrar todos o seu trabalho musical desenvolvido com materiais reciclados e as possibilidades de utilização.
Questionado de como iniciou o trabalho, Ricardo lembra que foi nas aulas de capoeira quando precisou comprar um pandeiro e não tinha dinheiro, então seu professor sugeriu que o fizesse de lata de goiabada. "Num primeiro momento pareceu que o professor estivesse debochando, mas quando vi o formato da lata e ao amassar as tampinhas e montar o pandeiro e ouvir o som que saiu daquele instrumento, me surpreendeu, aí comecei a pesquisar e surgiu a ideia de começar a trabalhar a sustentabilidade com esses materiais", comentou Ricardo que viu no trabalho com sucatas um rico modo de fazer música e alegrar as pessoas. "Hoje aqui em Anita Garibaldi, através do apoio da Bella Janela, estamos plantando uma sementinha. Talvez essas crianças não tenham tanto acesso à cultura, por isso eles demonstraram tanto interesse e nossa ideia e dar continuidade ao projeto e estamos dispostos a montar uma banda com material reciclado no município", finalizou.
O empresário Beto Baby, proprietário da Bella Janela, esteve presente na tarde de terça - feira acompanhando as oficinas e disse ter ficado encantado em ver tantas crianças reunidas. "Esse projeto me deixa encantado e ver essas crianças aqui reunidas nos dá a certeza que nossas ideias estão valendo a pena. Ver a dedicação dos professores, diretores e toda a equipe mostra que estamos plantando em solo fértil e que iremos colher resultados positivos com esse projeto", enfatizou Beto, que é anitense, filho de professora e vê na educação a base para conseguir realizar todos os objetivos. "A educação é a porta para tudo. Eu sou filho desta terra, mas precisei sair e buscar novas oportunidades, mas por ser filho de professora, isso me motivou a investir aqui na educação, e com o apoio que estamos recebendo teremos um salto. Tenho certeza que estou feliz e realizado como empresário e como pessoa, podendo contribuir com a educação em Anita", finalizou o empresário.
O prefeito João Cidinei também esteve presente e agradeceu o apoio que Beto Baby está disponibilizando ao município através do projeto Janela do Conhecimento. "Só nos resta agradecer, pois estes investimentos em educação só vêm a somar e contribuir para o nosso crescimento e estamos todos empenhados em melhorar cada dia mais", destacou o prefeito.
Os alunos e professores ficaram encantados com as possibilidades apresentadas durante as oficinas em transformar material reciclado em arte e música.
Deixe seu comentário