No lançamento da Agenda Legislativa 2014, o vice-presidente da Fiesc falou que as atenções estão voltadas aos micro e pequenos empresários
Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente da Fiesc para assuntos regionais, deixou claro que “a entidade não se preocupa apenas com as grandes indústrias, pelo contrário, as atenções estão voltadas aos micro e pequenos empreendedores. Nosso Estado é diferenciado e precisamos mantê-lo equilibrado com uma economia bem constituída”, salientou.
A Agenda Legislativa 2014 foi lançada e distribuída na manhã desta quinta-feira (20), Assembleia Legislativa, em Florianópolis, onde os deputados destacaram a boa relação entre o Legislativo estadual e a indústria catarinense.
O documento atinge os mais variados setores da cadeia produtiva catarinense. Nele estão contempladas a aprovação da alteração no Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina, para adaptá-lo ao novo Código Florestal Brasileiro; a ampliação dos poderes de atuação estadual dos bombeiros voluntários; a aprovação da Licença Ambiental por Compromisso, que disponibiliza a renovação de licenças por meio eletrônico; e a aprovação do piso regional de salário, o que representa o entendimento entre empregados, governo e empregadores. Há também posicionamentos divergentes que ocorrem em virtude de matérias polêmicas.
Na ocasião, o deputado Manoel Mota (PMDB), disse que a Santa Catarina tem sido um Estado referência. “A Fiesc é peça fundamental para o desenvolvimento da nossa indústria. Fomos o Estado que mais gerou emprego no último ano no Brasil. A Agenda Legislativa é importante para que possamos cada vez mais contribuir na geração de emprego e renda”, afirmou.
Já o deputado José Milton Scheffer (PP) fez questão de ressaltar a importância da desburocratização. “As instituições tem muita dificuldade em elaborar projetos ao longo prazo, em razão do excesso de burocratização existente”. Valmir Comin (PP) também enfatizou a maior flexibilidade que a indústria catarinense pode adquirir com a desburocratização. “Com menos impasse, as indústrias do sul estarão prontas para crescer e se desenvolver, além de competirem diretamente com o resto do país e do mundo”, destacou.
Durante o lançamento, a parceria da Fiesc foi bastante destacada. Os deputados Renato Hinnig (PMDB) e Maurício Eskudlark (PSDB) ressaltaram o trabalho da entidade como “fundamental na qualificação da mão de obra e para o crescimento de Santa Catarina”.
Deixe seu comentário