logo RCN

Missão da Fiesc na China avalia estratégias para ter competitividade

Missão empresarial catarinense visita a Hi-Tech, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo

 Em reunião com os integrantes da missão da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) à China, o gerente do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Pequim, Cesar Yu, disse que para competir com o mercado chinês é preciso agregar valor. Ele destacou a empresa catarinense Audaces, que alugou um espaço na Apex para vender seus serviços para os chineses e colhe bons resultados. Yu disse que uma das tendências do mercado interno chinês é o pagamento leasing, ou seja, as empresas brasileiras podem vender os produtos para consumidores chineses e cobrar mensalmente. Isso pode ser uma estratégia para aumentar a participação de mercado.

A delegação, liderada pelo vice-presidente regional da entidade, Alfredo Piotrovski, também participa da Hi-Tech, a feira número um em tecnologia da China. O evento é realizado em Shenzhen, no sul do país, e reúne três mil expositores de 60 países. O grupo visitou os pavilhões que apresentam novidades em produtos como impressoras 3D, iluminação e painéis de LED, televisores e telas de diversos tipos, projetores, aparelhos celulares e tablets, fontes de energias limpas e automóveis elétricos.

A FIESC também visitou em Taiwan o Parque Industrial de Hsinchu para conhecer o modelo de gestão e buscar cooperação com as empresas instaladas no local. O empreendimento reúne 460 companhias das áreas biomédica, biotecnologia, eletrônica e telecomunicações, emprega 130 mil trabalhadores e fatura anualmente US$ 27,6 bilhões.

Piotrovski lembra que Taiwan pode ser a porta de entrada para produtos catarinenses. "Taiwan tem um canal aberto com a China e está se transformando num mercado livre para que as empresas de outros países complementem sua produção no país e isso facilitaria a entrada no mercado chinês", afirma.

A Federação visitou ainda o Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), organização de promoção comercial e de investimentos em Taiwan. A entidade apoia empresas estrangeiras a estabelecerem maior presença local.

A delegação retorna ao Brasil no dia 21 de novembro.

Anterior

Pesquisa da CNDL/SPC revela que brasileiro deve gastar 30% a mais no Natal

Próximo

Catarinense Neuto de Conto toma posse como vice-presidente do BRDE

Deixe seu comentário