O bairro Portelinha em Anita Garibaldi, acolheu cerca de quatorze famílias e desde a sua criação, há mais de quatro anos vem sofrendo com a falta de saneamento básico e precária instalação da luz elétrica. Recentemente a rede de água foi instalada, faltado concluir a rede de esgoto e elétrica.
Na última semana, representantes da Celesc, juntamente com os Bombeiros da cidade, realizaram um levantamento da real situação em que encontram-se as famílias moradoras no bairro. Nesse levantamento foi constatado que a situação é preocupante pois a rede de energia elétrica é feita de forma clandestina e os próprios moradores a fizeram o que chamam de “gato”, sendo um perigo para todos. Foi constatado também que os fios em que corre a energia estão baixos e alguns chegam a encostar em cercas de arame, onde crianças brincam diariamente.
Diante dessa situação foi elaborado um projeto que foi apresentado à prefeitura municipal, para a realização da rede de energia elétrica no local, o qual foi aprovado pela câmara de vereadores.
Nesta semana postes serão colocados e em no máximo trinta dias será instalado o padrão da rede trifásica totalmente gratuita. De acordo com representantes da Celesc essa rede será uma doação às famílias e está prevista através da resolução 414 viabilizada pela empresa fornecedora de energia elétrica. Conversando com alguns moradores a rede de energia elétrica é esperada por algumas famílias, porém existem aquelas que não querem, isso é um impasse dentro da comunidade, mas continuar da forma que se encontra é risco para a população local.
Com a conclusão da rede elétrica doada pela Celesc e administração municipal, falta agora a conclusão da rede de esgoto, pois as fossas sépticas já estão construídas faltando apenas as ligações das casas até essas fossas.
Deixe seu comentário