Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Município de Anita Garibaldi volta a sofrer com as chuvas
Queda de barreira mata uma pessoa na SC 456
Além da grande quantidade de água, o granizo e o vento também contribuíram para os prejuízos no município na madrugada de terça-feira (30).
A chuva forte iniciou por volta das 19h30 de segunda-feira e de acordo com o responsável pela leitura da quantidade de chuva Edinaldo Francisco da Silva, o Daga, até às 7h30 da manhã de terça-feira o volume de chuva chegou a 137,4 milímetros. No período de uma hora da 1h às 2h da manhã foram 40 milímetros.
Na manhã de terça o cenário de casas com móveis erguidos, lama e pessoas tirando água de dentro das casas se repetiu. No início do ano o município registrou uma enchente que há anos não acontecia.
De acordo com o Sargento Jorge do Corpo de Bombeiros do município foram 28 casas alagadas. A escola José Borges da Silva novamente sofreu alagamento tendo perdas na sala de informática, biblioteca e material didático, destelhamento de casas e comércio e um dos pontos mais críticos foi o deslizamento de terra próximo a Usina Barra Grande, deixando a estrada interditada. De acordo com o diretor da SDR-Lages, Juarez Mattos, será feito um estudo detalhado da situação da SC, mas a liberação total da estrada só acontecerá dentro de trinta dias.
Na escola José Borges as aulas foram suspensas até na segunda-feira (5). Nas outras escolas as aulas continuam normalmente, enquanto transporte escolar funcionar.
O estrago não foi maior na sede do município pois há duas semanas foram concluídas as obras de desassoreamento do lajeado dos Antunes que corta o município. Julio Pinheiro enquanto estava no comando da prefeitura deu início à limpeza, abertura e aprofundamento do lajeado o que evitou que os estragos fossem maiores. Mesmo assim algumas casas ainda sofreram com a inundação, deixando prejuízo aos moradores.
De acordo com o secretário de obras, Célio Xavier as chuvas deixaram um prejuízo por enquanto incalculável. Estrada, bueiros e pontes foram destruídos. "Agora que estamos contabilizando os estragos, estradas que tínhamos arrumado a menos de sessenta dias ficaram destruídas, além de bueiros e pontes". Célio colou que se não fosse a limpeza do lajeado os prejuízos seriam bem maiores. "Agradecemos aos bombeiros que desde a madrugada auxiliaram nos trabalhos e vamos procurar atender toda a população na medida do possível", comentou. Referente a barreira que caiu próximo a usina Barra Grande, Celio colocou que foi disponibilizado maquinário para auxiliar na desobstrução da estrada, mas que nada pode ser feito devido ao perigo de novos deslizamentos no local.
A SDR-Lages foi contatada e na quarta-feira o diretor Juarez Mattos esteve no município fazendo uma vistoria e avaliando o estrago.
Encontrado o corpo de Diego Hernandes
O veterinário da Prefeitura de Pinhal da Serra, Diego Hernandes, 28 anos, natural de Uruguaiana/RS, passava pelo local do deslizamento de terra na SC-456 e seu veículo foi atingido na manhã de terça-feira por voltas das 9h. O corpo de Diego foi localizado na quarta-feira por volta das 11h40 da manhã, dentro do veículo, distante cerca de 4 metros do lago da usina Barra Grande.
Deixe seu comentário