logo RCN

Município de Cerro Negro realiza 1º Conferência Municipal de Saúde Mental

Na manhã da última sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1º Conferência de Saúde Mental no município de Cerro Negro, tendo como tema central "A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial do SUS".

A Conferência foi ministrada pelo psicólogo clínico, professor e consultor em Políticas Públicas Ed Antunes, a qual foi dividida em quatro eixos. Eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, Eixo II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, Eixo III - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, Eixo IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado Psicossocial durante e Pós-Pandemia.

A Conferência de Saúde Mental Nacional está na sua 5º edição tendo como objetivo central: "Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos". A 1º Edição da Conferência Nacional de Saúde mental foi realizada ainda na década de 80, no ano de 1987.

Entre os participantes estavam profissionais da saúde do município, autoridades como o prefeito em exercício Adelar José de Morais, membros dos conselhos municipais, secretários e demais servidores das secretarias municipais. Após a explanação dos temas, os participantes foram divididos em cinco grupos, com o objetivo de elaborar propostas de soluções para questões apresentadas nos eixos, as quais serão encaminhadas para a etapa Macrorregional da Conferência.

Ao final, foram eleitos mediante votação, quatro delegados para representar o município na etapa Macrorregional da Conferência, a qual será realizada na cidade de Concórdia - SC, foram eleitas uma profissional da saúde, uma gestora e duas usuárias dos serviços prestados.

A psicóloga do munícipio Liliane Neris da Silva comentou sobre a relevância da realização da 1º Conferência, colocando em pauta esse tema tão importante e pertinente da Saúde Mental: "é muito importante que nosso município esteja realizando este evento, pois é necessário que as estratégias de saúde mental sejam debatidas, tanto a nível municipal, quanto estadual e nacional. Afinal, sempre é possível melhorar as abordagens utilizadas no manejo dos pacientes de saúde mental e dos serviços por eles utilizados" destacou Liliane.


Polícia Civil de Anita Garibaldi prende homem com mandado de prisão ativo Anterior

Polícia Civil de Anita Garibaldi prende homem com mandado de prisão ativo

Secretário de Agricultura do Estado Altair Silva visita o município Próximo

Secretário de Agricultura do Estado Altair Silva visita o município

Deixe seu comentário