logo RCN

Municípios em expansão

Construção da Usina Hidrelétrica Garibaldi aquece o comércio dos municípios abrangidos pela obra. Abdon Batista registrou crescimento de 45% nas vendas do comércio em 2011

Com mais de um ano e meio de obras pela frente, os comerciantes de Abdon Batista e demais municípios abrangidos, veem-se diante da oportunidade de gerar bons negócios com a construção da Usina Hidrelétrica Garibaldi. Chegando ao décimo mês de obras, o comércio já reflete um incremento na economia dos municípios abrangidos pelo empreendimento.

Abdon Batista, local em que está localizado o canteiro de obras e onde se concentra a maior parte da mão de obra (atualmente são 1,200 trabalhadores), - registrou crescimento de 45% nas vendas dos estabelecimentos comerciais em 2011, com relação ao mesmo período de 2010, de acordo com dados disponibilizados pela secretaria de finanças do município. O número de estabelecimentos comerciais também cresceu, somente nos últimos 10 meses houve um incremento de 120% em relação ao ano anterior na abertura de novos pontos.

A vinda de trabalhadores de outras localidades e o aquecimento do comércio está impulsionando em especial os setores alimentícios e de construção civil. Alexandre Mecabô abriu um comércio de materiais de construção em 2010, prevendo o aumento da demanda em virtude da construção da usina. "A expectativa já era grande, mas ainda assim nos surpreendemos, pois durante o ano que passou as vendas cresceram em ritmo muito acelerado", comentou o comerciante.

De acordo com o vice-prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, a cidade está vivendo uma nova realidade. "Em todos os setores, tivemos um aumento, o que vem solidificando nossa economia e melhorando a qualidade da vida da população", avalia.

Recursos durante a operação

Quando a usina estiver em operação, os cinco municípios que estão na área de influência do empreendimento (Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem) receberão a Compensação Financeira pelos Recursos Hídricos, que é o pagamento mensal de royalties pelo uso da água a estados e municípios que tiveram áreas alagadas para a implantação de uma usina hidrétrica.

ISS – Imposto sobre serviços é uma renda a mais

Além do aquecimento nas vendas do comércio, o Imposto sobre Serviços (ISS) - gerado durante o período de construção do empreendimento e arrecadado pelos dois municípios onde existem obras civis - é outra fonte de renda para os municípios. Em Abdon Batista, o primeiro repasse de ISS ocorreu em dezembro do ano passado e de acordo com o prefeito Luiz Antonio Zanchett, o Abelha, teve parte da verba investida na aquisição de um veículo para a saúde, na rede de abastecimento de água, num microônibus para a rede municipal de educação, dentre outros investimentos. "O imposto representa 25% do orçamento anual do município. É um forte incremento, que vai nos dar condições de melhorar os diversos segmentos do município, quer dizer, a cidade ganha e principalmente o comércio local", declarou Abelha. De acordo com o prefeito de Cerro Negro, Janerson Furtado, o valor gerado pelos impostos será aplicado em melhorias no município em áreas ainda não definidas pelo poder municipal.

 

Veículo novo para a Secretária de Saúde Anterior

Veículo novo para a Secretária de Saúde

Cerro Negro não para de receber investimentos Próximo

Cerro Negro não para de receber investimentos

Deixe seu comentário