Nos idos de 1900, percorreu os pagos de Esmeralda o Doutor Antônio Dias Fernandes, médico apaixonado e dedicado a sua profissão. Quando chegava nos rincões da Capela São João Velho, hoje município de Esmeralda, para dar assistência aos doentes admirava a beleza de seus vastos campos, matas, capões e araucárias (araucária augustifólia) verdejantes que cobriam as nossas coxilhas e por muitas vezes ele dizia:
“Quando um dia mudarem o nome da Capela São João Velho, troquem por ESMERALDA. Seus campos ondulados e seus pinheiros verdejantes representam esta pedra preciosa verde que é a esmeralda do meu anel”.
Mais tarde, por decreto de nº 7589, de 8 de novembro de 1938, a Capela São João Velho, 5º distrito de Vacaria teve seu nome mudado para Vila Esmeralda, em homenagem ao ilustre médico Dr. Antônio dias Fernandes.
O terceiro prefeito municipal de Esmeralda, Irineu Nery da Luz construiu na praça central, um monumento estilizado de um anel, em memória ao médico que incentivou o nome do município de Esmeralda.
Hoje, o Anel de esmeralda, com o advento das grandes plantações de grãos (soja e trigo), o ouro deste anel foi polido pelo trabalho dos incansáveis e abnegados agricultores.
O anel de esmeralda será sempre verde, as matas de araucárias estão sempre evidentes ao redor da sede do nosso município, fazendo parte do nosso patrimônio paisagístico e também dos seus vastos campos.
O Ouro, com plantio de soja e trigo, tornou o anel mais esplêndido com seu revestimento dourado, enriquecendo “O Anel de Esmeralda que será sempre verde”.
Deixe seu comentário