Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
O assunto da semana é...
Estava para abordar neste espaço o adiamento da venda dos terrenos públicos aqui de Anita, mas nenhum assunto domina mais nossas angústias que a pandemia. Naquele linguajar nosso de interior, parece que 'pegamos uma recaída'. Há mais casos, mais mortes e menos leitos de UTI na Serra, no Estado e no País. E por mais que procuremos levar uma vida normal, sempre tem a angústia num cantinho da cachola.
Da pesquisa divulgada onde um em cada quatro pacientes intubados por causa da Covid-19 que até seis meses depois da recuperação veem a óbito por causa de sequelas até a lerdeza na aplicação da vacina, tudo reforça certo nervosismo que não podemos fazer de conta que não existe.
Embora o governador Moisés tenha aberto os cofres para investir R$ 600 milhões no custeio de leitos privados para pacientes e outros R$ 300 milhões para aquisição de vacina, a gente quer ver isso na prática, no dia a dia, com nossos parentes idosos sendo vacinados, nossos vizinhos mais vividos imunizados e esse medo coletivo virando coisa do passado.
Mas até que isso aconteça, atentemos ao conselho do ex-governador Colombo, que cobrou do atual governo celeridade na vacinação e, se necessário, até barreiras sanitárias. Colombo disse que, se pudesse (e ele pode) dar um conselho seria: Cuidem-se. É o que nos resta, por enquanto!
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Cena que a gente gostaria de ver cada vez mais, como dessa senhora de 106 anos sendo vacinada em Campo Belo do Sul
CONSELHO DE COLOMBO - Ex-governador Colombo, que já contraiu a Covid-19, não se confirmou com a demora na aplicação das vacinas contra a doença. Declarou que o Governo do Estado precisa ser mais rápido na providência e demonstrou preocupação com as novas variantes da Covid-19 que são mais agressivas e de rápida transmissão. Colombo compartilhou as sugestões no final de semana e, na terça-feira, 23, governador Moisés anunciou medidas e recursos numa espécie de 'pacote anti-Covid-19".
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Colombo sugere celeridade na vacinação contra a Covid-19 em SC
MAIS PM NOS LAGOS - No pacote de ações e medidas para o enfrentamento da Covid-19, o governador Moisés anunciou a liberação de mais 500 policiais militares para atuar na fiscalização. São policiais formados na Academia e aptos a ingressar na carreira. Aqui para a Região dos Lagos teremos um PM a mais em Cerro Negro, outro em Anita Garibaldi. Vargem e Abdon Batista passarão a contar com dois policiais militares a mais em cada município, reforçando a segurança.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Colombo sugere celeridade na vacinação contra a Covid-19 em SC
JUNTOS EM ANITA - Foi notícia a presença do presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet, na visita a Henrique Menegazzo e lideranças da sigla em Anita. A gente reforça a informação porque o gesto é a crença do PSL no potencial de Menegazzo para peleias políticas futuras no município.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Schiochet tomou um café com Menegazzo na residência do anitense
MAIS QUE CORTESIA - Logicamente que a simples presença do líder do PSL no Estado já é motivo de valorização, mas Henrique Menegazzo não deixou de apresentar demandas ao deputado Fábio Schiochet. Uma delas é a busca de recursos, via emenda parlamentar, para manutenção e investimentos no Hospital Frei Rogério. Menegazzo fez questão de levar o deputado para conhecer a estrutura e reforçar a necessidade de aportes.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Menegazzo apresentando demandas do Hospital Frei Rogério ao deputado Fábio Schiochet
CONSÓRCIO DE SAÚDE - O modelo de gestão consorciada para disponibilizar consultas com especialistas e exames é uma das apostas dos prefeitos da Serra Catarinense. Nesse sentido a diretora do Consórcio de Saúde da Amures, Beatriz Montemezzo, tem percorrido os municípios levando informações e ouvindo demandas. Foi assim a conversa com a prefeita Claudiane Pucci e sua equipe em Campo Belo do Sul.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Gestores do Consórcio de Saúde da Amures com a prefeita Claudiane
AGORA NÃO DÁ - Vereadora Jamile de Oliveira (PL), na primeira sessão da Câmara de Anita, fez uma indicação ao prefeito João Cidinei. Sugere que se encaminhe projeto de lei ao Legislativo criando a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer. Mas se a vereadora der uma olhada na Lei Complementar 173/20, assinada pelo Presidente Bolsonaro de enfrentamento à pandemia, verá que os prefeitos estão proibidos até dia 31 de dezembro de 2021 de criar qualquer despesa extra com novos cargos e funções. Ou seja, qualquer sugestão assim é coisa para 2022. E olha lá!
WC URGENTE - Embora o desdobramento da venda dos terrenos tenha ficado para maio, mantenha-se em evidência uma das providências prometidas com parte dos recursos oriundos da transação. A primeira indicação da nova legislatura na Câmara de Anita, de autoria da vereadora Geneci Gracietti, foi para a construção de sanitários públicos em local apropriado na praça. Aliás, é uma obra de valor relativamente módico, que nem deveria o prefeito esperar pelos recursos dos terrenos. É algo meio pra já!
SALVE JORGE - Senador Jorginho Mello segue sendo um trator quando o assunto é demanda de Santa Catarina. Nesta semana liderou o acesso ao diálogo com o Ministro Pazuello na busca de socorro a Chapecó que entrou em colapso na área da saúde por causa da Covid-19. O Senador amarrou agenda com o Ministro Tarcísio (Infraestrutura) que estará no Estado dia 8 de março. O Senador do mesmo partido do prefeito João Cidinei (Anita) e da prefeita Milena (Vargem) está numa encruzilhada: pode virar Ministro de Bolsonaro ou intensificar a costura para concorrer a governador em SC.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Senador Jorginho com a deputada Caroline na costura da agenda com o Ministro Tarcísio na visita a SC
VIAGEM A BRASÍLIA - Daqui e dali houve comitiva da Região dos Lagos batendo ponto nesta semana em Brasília. Vamos combinar assim: Essas viagens são importantes, necessárias e geralmente dão resultados. Logo, não há como jogar pedras na iniciativa de vereadores e prefeitos em visitar a Capital Federal. Mas por uma questão de respeito ao dinheiro público, um relatório simples dos contatos feitos e dos recursos prospectados para a população ficar sabendo, não tem contraindicação. Inclusive, nem que aquilo que se busca não se concretizar no futuro, mas a tarefa é essa: bater na porta tentando verba para ações quer seja em Anita, Campo Belo ou onde mais os viajantes foram para o trecho!
Deixe seu comentário