logo RCN

O café

 Aceita um cafezinho? 

Esta é, provavelmente, uma das perguntas mais respondidas  pelos brasileiros todos os dias. O convite é sinônimo  de hospitalidade e cortesia, abre reuniões de negócios, encerra refeições e é pretexto para pausas mais que bem-vindas ao longo do dia. Permeada por lendas, a história do café data do ano 500, quando começou a ser consumido na Etiópia. Seus grãos viajaram pelos quatro cantos do mundo, ganhando rituais particulares de consumo de cada região, diferentes modos de preparo e acompanhamentos. 
Com sabor e aroma sem igual, o café conquistou o mundo e se tornou uma das bebidas mais consumidas, perdendo somente para a água. Depois de chegar à Europa, no século XVI, firmou-se como item de consumo e suas lavouras fizeram a história das colônias na América e Ásia. O Brasil se tornou o maior produtor de café, título mantido até hoje.
Café – uma herança do Oriente – Não há documentação que certifique quem descobriu ao certo o café e o ano em que isso aconteceu, mas sabe-se que o pé de café selvagem é original de uma região montanhosa da Etiópia, na África, e que seus habitantes foram os primeiros a consumir os frutos – inicialmente como comida, envolvidos em gordura animal, depois como espécie de chá feito a partir de folhas e casca. 
Uma das lendas mais conhecidas data dos arredores  do ano 500 e envolve um pastor de cabras etíope, chamado Caldi. Ele teria percebido uma agitação incomum nos animais que se alimentavam dos frutos de determinado arbusto. Preocupado com a possibilidade de serem influências sobrenaturais, procurou um monge que acabou relacionando o comportamento à alimentação e passou a preparar uma infusão com folhas e frutos de café. A bebida era revigorante e ajudava a ficar acordado nas vigílias.
A Etiópia se encontra numa importante rota comercial, com estreitas relações com o Egito, e com os países árabes. E foram estes os primeiros a incluir o café entre os produtos comercializados, ao lado de itens como trigo, ouro, incenso e mirra.
Por volta do século XIV, os árabes desenvolveram o processo de torra dos grãos de café usados para infusão. A bebida foi chamada qahwa ou qahwé (pronúncia turca). Provável origem da palavra café. 
Você sabia? O café é a segunda mercadoria mais importante para a economia mundial, depois do petróleo; *Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo; *O Brasil é o maior produtor mundial e um dos principais consumidores; *O café está presente em 95% dos lares brasileiros; *Em 2010, foram consumidas 236 bilhões de xícaras de café no Brasil; *Os Estados Unidos são o maior mercado consumidor, mas o título de maior consumo por pessoa é dos países escandinavos.
Tudo o que é demais prejudica. Com o café/cafeína também é assim. O ideal é tomar até quatro xícaras média por dia.
Quem trouxe o café para o Brasil foi Francisco de Mello Palheta, no ano de  1727 (versão mais aceita).
 
Referência:
Informe publicitário. Aceita um cafezinho? Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 de junho de 2013.
 
Anterior

OFERTA DE EMPREGO ? Ambev ? Lages SC

Próximo

Programa de saúde anitense apresenta portfólio com ações

Deixe seu comentário