Sem a leitura, o acesso ao universo das palavras, ao mundo da imaginação, à ciência ou a execução de tarefas estariam comprometidas.
Comemoramos, neste mês, o Dia da Língua Portuguesa em todos os países que têm este como idioma oficial, marcado pela data do falecimento do poeta Luís Vaz de Camões. Sabemos do papel essencial da leitura para despertar o gosto pela língua portuguesa. Sem a leitura, o acesso ao universo das palavras, no mundo da imaginação, à ciência ou a execução de tarefas do dia a dia estariam comprometidas. Nessa perspectiva, a Fundação Cultural de Blumenau desenvolve projetos para formar leitores e estimular a interação social. Um deles é o parque da leitura. Quinzenalmente, livros variados são pendurados nas árvores de um parque à disposição dos cidadãos.
Na Biblioteca Municipal ocorre a Hora da Leitura, que não só ganha leitores infantis como consegue conquistar os pais. Há mais de 14 anos, grupos de crianças se aconchegam em um espaço da biblioteca e apreciam as histórias narradas. Assim, passam a usufruir da atividade cultural e conhecer o acervo da biblioteca. Para aqueles que não conseguem se deslocar até o Centro de Blumenau, há a Biblioteca Ambulante que funciona dentro de uma Kombi repleta de obras literárias. Dez escolas municipais recebem a visita todo mês e os estudantes têm a Hora da Leitura na escola e o museu itinerante, além de poderem emprestar livros.
Além disso, Blumenau não perde o vínculo com a cultura dos colonizadores por meio do estímulo ao estudo do idioma alemão. A Fundação Cultural mantém o Centro de Literatura Alemã. Dentro de cada projeto, objetiva-se oportunizar a cultura e o saber. O incentivo à leitura é o primeiro passo para formar cidadãos pensantes e críticos. Apropriando-me das palavras de Olavo Bilac, viva a última flor do Lácio, inculta e bela, esplendor e sepultura, desconhecida e obscura, arroio da saudade e da ternura!
Referência:
NETO, Sylvio Zimmermann. O estímulo ao pensamento crítico. Diário Catarinense, Florianópolis, 10 de junho de 2013.
Deixe seu comentário