Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
O sono
A insônia afeta o humor, a resposta imunológica, a coordenação motora e pode até mesmo reduzir a expectativa de vida. No Brasil, pelo menos 20 milhões sofrem desse mal.
Distúrbios do sono podem estressar e até engordar.
Tem gente que acha que dormir é pura perda de tempo. Ledo engano: uma pesquisa publicada por médicos da Universidade de Nagoya, no Japão, mostra que dormir está longe de ser um desperdício, ao contrário, prolonga a vida. Segundo os cientistas, o risco de morte pode ser até duas vezes maior em pessoas que dormem menos de sete horas por noite, quando comparadas àquelas que dormem de sete a 10 horas.
- O sono não é apenas uma necessidade de descanso: ele é essencial para a saúde e bem-estar. É neste período que o organismo realiza a consolidação da memória e a regeneração celular, tão importante para o rejuvenescimento. Passar noites sem dormir é uma das principais causas do envelhecimento – explica a nutricionista Thais de Souza.
Porém, dormir bem é para poucos. Há estimativas de que 5% da população brasileira tem sonolência durante o dia – o que se reflete diretamente no trabalho e está levando empresas a adotarem medidas para amenizar o problema. Mas este número pode ser maior.
- Considerando que, por exemplo, atualmente 20% da população economicamente ativa trabalha à noite e que essas pessoas sofrem de privação de sono de têm sonolência diurna, podemos ter números muito maiores – afirma o médico Flávio Aloé, coordenador do Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Uma noite mal dormida acarreta estresse, queda de atenção e produtividade. Também há dificuldade de manter o peso, pois há maior produção de cortisol, hormônio que pode aumentar a vontade de comer principalmente pães, doces e massas, o que detona com qualquer dieta.
Principais distúrbios do sono:
Insônia: é a percepção ou queixa de sono inadequado ou de baixa qualidade. A insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Ronco: pode resultar de vários distúrbios, incluindo obesidade, aumento das amídalas e desvio de septo. Fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e dormir de barriga para cima podem facilitar a ocorrência de roncos. O barulho emitido pode chegar a 80 decibéis.
Apneia: é a suspensão da respiração durante o sono. Os episódios ocorrem várias vezes durante a noite, durante alguns segundos. Por acordar seguidamente, a pessoa não tem um sono reparador.
Para ter uma boa noite:
? Consuma cereais integrais, tâmaras, banana, semente de linhaça, castanhas, amêndoas, avelãs, iogurte, e folhas verde escuras, como couve e espinafre.
? Evite consumir chá mate, café, refrigerantes, chocolates.
? Invista nos banhos quentes, pois eles ajudam a relaxar.
? Consuma chás de ação calmante como camomila, capim limão, jasmim, melissa e maracujá. Travesseiros aromáticos recheados com camomila também são ótimos calmantes.
Deixe seu comentário