logo RCN

Os primeiros dias da nova gestão do município de Esmeralda

O Jornal Correio dos Lagos iniciou na manhã de sexta-feira (22), a série de entrevistas com os prefeitos da Região dos Lagos. Nesta primeira oportunidade, o prefeito de Esmeralda no Rio Grande do Sul, João Hermenegildo Pereira, foi o entrevistado, relatando os projetos, ações, secretariado e demais assuntos de interesse da população esmeraldense e da região.

Correio dos Lagos - Quais foram os primeiros atos como prefeito de Esmeralda?

Prefeito João Hermenegildo Pereira - Começamos fazendo a instalação do governo, fazendo as portarias para nomear o novo grupo de trabalho e verificando a função de cada servidor, ou seja, fomos tomando pé de toda a situação e, a partir de então, iniciar o desenvolvimento da nossa administração.

Correio dos Lagos - Como recebeu a Prefeitura nos quesitos: situação financeira e maquinários?

Prefeito João - Recebi a Prefeitura numa situação financeira de aproximadamente R$ 1.830.000,00 em caixa. Evidente que tínhamos um montante já empenhado, o que na verdade ficou é R$ 565.718,00 como livres. Recebi a Prefeitura podendo ter uma folha de pagamento a ser feita, então dá certa tranquilidade para nós iniciarmos a gestão. Quanto ao maquinário, recebemos em frente à Prefeitura, alguns estavam com problemas sérios, outros não, outros estão na fase de fazer orçamento para conserto.

Correio dos Lagos - Como planejou a sua equipe de administração e quem são os colaboradores que compõem essa equipe?

Prefeito João - Nossa equipe de administração foi formada por uma coligação: PP, PTB e PT, e ficou determinado que duas secretarias seriam do PT, uma do PTB e as demais do PP. Então, para escolher a equipe pensei mais na formação técnica e, se aliada a política, melhor ainda, mas muitas delas eu tive que optar pela formação técnica. Na Saúde está o Clécius Paganella Pacheco, por ser ex-secretário do mandato de Antônio Carlos (prefeito de 2000/2008). Na Educação, eu fui buscar a professora Mara Lúcia Valente de dentro da Escola Nicanor, ou seja, ela já com domínio e com conhecimento da educação, de convivência, inclusive, com os professores. Isso dá certa segurança para nós começarmos, porque já conhecemos as pessoas. Na Secretaria da Fazenda que é a alma de uma prefeitura, busquei para esse setor: Márcio Luis Muller, um contador. Basicamente fui numa questão técnica: precisava ter um contador. Na Administração: Adelar de Lima Girardi, que é formado em Administração. Na Infraestrutura: Chrystian Dall Agnol Costa, um jovem que está se saindo muito bem e está nos surpreendendo. Precisamos dar oportunidade aos jovens. Em Obras e Serviços Viários: Leomar Elias Zancan, que é engenheiro e tem conhecimento e experiência. Na Agricultura está à frente: João Orly Melo da Silva, um agricultor, então tem conhecimento e a vontade de estar junto com a comunidade. E na Assistência Social, a Ezanilda de Fátima Silva Sgorla, uma ex-vereadora e muito presente nas causas sociais aqui do município, uma pessoa sempre bem ligada com as pessoas, inclusive as pessoas carentes.

Correio dos Lagos - Quais os projetos iniciais e como está o planejamento de cada secretaria municipal?

Prefeito João - Fizemos o seguinte: temos o projeto firmado no nosso plano de governo, claro, temos algumas prioridades dentro dele, mas nós vamos dividir em partes, ao invés de pegarmos o primeiro ano, estamos pegando os primeiros cem dias, e nesses cem dias queremos:

- Implementar projeto de formação qualificativa dos servidores, principalmente das áreas da saúde e da educação. Estamos para começar as aulas, portanto temos que pensar nos professores e temos que melhorar muito a qualidade do nosso ensino, e na saúde, onde vivemos a pandemia 24 horas por dia, é um momento que não temos o direito de errar nenhuma vírgula.

- Melhorias das estradas: estamos com três semanas de atuação e conseguimos trabalhar uma semana apenas, devido às chuvas, mas agradecemos a Deus, porque pior seria se tivéssemos a seca. Enquanto estamos deixando de trabalhar nas estradas em função das chuvas, os produtores estão felizes e entendem que as estradas estão ruins, mas a minha preocupação é com a safra, que parece que será recorde em Esmeralda e isso é bom para toda a economia. Estamos fazendo uma parceira com a DAER, de tapa-buracos na RS-456, entre a BR-285 e Esmeralda. Tinha buracos enormes na via e conseguimos conversar com engenheiros do DAER e já no dia 19 de janeiro aconteceu essa operação tapa-buracos. Na RS-456 entre Esmeralda e Pinhal foram abertos bueiros entupidos, patrolamos, mas claro que com toda essa chuva problemas surgem ao longo da via.

- Estamos fazendo a implantação do projeto para levar luz elétrica para o Assentamento Dom Orlando Dotti, onde serão atendidas, na primeira etapa, 68 famílias e mais 55 numa segunda etapa que já estou gestionando a questão de documentação junto ao Incra para que essas famílias também sejam beneficiadas, ou seja, luz é fundamental para o desenvolvimento. É também uma meta nossa de estar presente auxiliando esse crescimento. - Construção de poços artesianos, porque se tiver luz, conseguimos levar água, com isso daremos dignidade para as pessoas em ter o mínimo de conforto.

- Na educação, estamos com vários projetos de inovação para melhorias da qualidade do ensino, como a formação de professores, para qual estamos vendo com o Sesc para trazer palestrantes, para que os professores sintam-se motivados a fazer esse aprimoramento para melhor atender os nossos alunos.

- A saúde o foco é a vacinação e também queremos o retorno da Estratégia de Saúde da Família, essa é uma das nossas metas.

- Busca de empregos: é uma missão extremamente difícil e complicada, mas temos que sair atrás de empresas para tentar parcerias, tanto para o interior como para a cidade, porque muitos jovens precisam sair por falta de condições de emprego.

Correio dos Lagos - O mundo passa por um momento de pandemia. Como estão trabalhando nesse sentido e agora com a chegada da vacina?

Prefeito João - Estamos seguindo os protocolos conforme o Governo Estadual, queremos vacina para todos, mas temos que ter paciência, sabemos que o país está em busca de insumos para fabricação da vacina em nível nacional e aí aumentar a meta de vacinação. Em Esmeralda foram aplicadas 10 doses em profissionais da saúde. Inclusive quero fazer um agradecimento à equipe do Posto de Saúde, pois estamos com dez meses de pandemia e eles estão na linha de frente. Peço à população que leve a sério os cuidados com a COVID-19, continuem se cuidando, tenhamos um pouco mais de paciência, a vacina está chegando. Temos que ter essa preservação, estamos no caminho certo e logo vamos poder fazer todas nossas atividades, voltando aos poucos à nossa vida normal.

Correio dos Lagos - Como está o planejamento do retorno às aulas da rede municipal?

Prefeito João - Estive em reunião com os prefeitos da Amucser e aconteceu também reunião com os secretários de educação da região. Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus iniciarão as aulas no mesmo dia, que será em 22/02 com os alunos da creche, de zero a três anos, e depois, no dia 08/03, começaremos as aulas com os demais, seguindo o mesmo calendário do Estado do Rio Grande do Sul. Estamos tomando todos os cuidados necessários, vamos começar de forma híbrida e até o início das aulas ir preparando as escolas com obras de melhorias nas estruturas para recebermos os alunos da melhor forma possível e fazermos um belo ano letivo.

Correio dos Lagos - O que a população esmeraldense pode esperar de sua gestão, juntamente com o seu vice Jossemir?

Prefeito João - Esmeraldenses: podem contar conosco com muito comprometimento com vocês, vamos estar aqui unidos e trabalhar com muita transparência, vontade e dedicação para fazer o melhor. Estamos trabalhando em todas as áreas, porque todas são essenciais. Vamos lutar com todas as nossas forças para sempre atender da melhor forma possível o nosso povo, a nossa gente.


Aulas presenciais retornam dia 08 de fevereiro  na rede municipal de Abdon Batista Anterior

Aulas presenciais retornam dia 08 de fevereiro na rede municipal de Abdon Batista

Administração municipal de Campo Belo do Sul firma apoio ao Hospital Nossa Senhora do Patrocínio Próximo

Administração municipal de Campo Belo do Sul firma apoio ao Hospital Nossa Senhora do Patrocínio

Deixe seu comentário