Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Os primeiros dias da nova gestão do município de Esmeralda
O Jornal Correio dos Lagos iniciou na manhã de sexta-feira (22), a série de entrevistas com os prefeitos da Região dos Lagos. Nesta primeira oportunidade, o prefeito de Esmeralda no Rio Grande do Sul, João Hermenegildo Pereira, foi o entrevistado, relatando os projetos, ações, secretariado e demais assuntos de interesse da população esmeraldense e da região.
Correio dos Lagos - Quais foram os primeiros atos como prefeito de Esmeralda?
Prefeito João Hermenegildo Pereira - Começamos fazendo a instalação do governo, fazendo as portarias para nomear o novo grupo de trabalho e verificando a função de cada servidor, ou seja, fomos tomando pé de toda a situação e, a partir de então, iniciar o desenvolvimento da nossa administração.
Correio dos Lagos - Como recebeu a Prefeitura nos quesitos: situação financeira e maquinários?
Prefeito João - Recebi a Prefeitura numa situação financeira de aproximadamente R$ 1.830.000,00 em caixa. Evidente que tínhamos um montante já empenhado, o que na verdade ficou é R$ 565.718,00 como livres. Recebi a Prefeitura podendo ter uma folha de pagamento a ser feita, então dá certa tranquilidade para nós iniciarmos a gestão. Quanto ao maquinário, recebemos em frente à Prefeitura, alguns estavam com problemas sérios, outros não, outros estão na fase de fazer orçamento para conserto.
Correio dos Lagos - Como planejou a sua equipe de administração e quem são os colaboradores que compõem essa equipe?
Prefeito João - Nossa equipe de administração foi formada por uma coligação: PP, PTB e PT, e ficou determinado que duas secretarias seriam do PT, uma do PTB e as demais do PP. Então, para escolher a equipe pensei mais na formação técnica e, se aliada a política, melhor ainda, mas muitas delas eu tive que optar pela formação técnica. Na Saúde está o Clécius Paganella Pacheco, por ser ex-secretário do mandato de Antônio Carlos (prefeito de 2000/2008). Na Educação, eu fui buscar a professora Mara Lúcia Valente de dentro da Escola Nicanor, ou seja, ela já com domínio e com conhecimento da educação, de convivência, inclusive, com os professores. Isso dá certa segurança para nós começarmos, porque já conhecemos as pessoas. Na Secretaria da Fazenda que é a alma de uma prefeitura, busquei para esse setor: Márcio Luis Muller, um contador. Basicamente fui numa questão técnica: precisava ter um contador. Na Administração: Adelar de Lima Girardi, que é formado em Administração. Na Infraestrutura: Chrystian Dall Agnol Costa, um jovem que está se saindo muito bem e está nos surpreendendo. Precisamos dar oportunidade aos jovens. Em Obras e Serviços Viários: Leomar Elias Zancan, que é engenheiro e tem conhecimento e experiência. Na Agricultura está à frente: João Orly Melo da Silva, um agricultor, então tem conhecimento e a vontade de estar junto com a comunidade. E na Assistência Social, a Ezanilda de Fátima Silva Sgorla, uma ex-vereadora e muito presente nas causas sociais aqui do município, uma pessoa sempre bem ligada com as pessoas, inclusive as pessoas carentes.
Correio dos Lagos - Quais os projetos iniciais e como está o planejamento de cada secretaria municipal?
Prefeito João - Fizemos o seguinte: temos o projeto firmado no nosso plano de governo, claro, temos algumas prioridades dentro dele, mas nós vamos dividir em partes, ao invés de pegarmos o primeiro ano, estamos pegando os primeiros cem dias, e nesses cem dias queremos:
- Implementar projeto de formação qualificativa dos servidores, principalmente das áreas da saúde e da educação. Estamos para começar as aulas, portanto temos que pensar nos professores e temos que melhorar muito a qualidade do nosso ensino, e na saúde, onde vivemos a pandemia 24 horas por dia, é um momento que não temos o direito de errar nenhuma vírgula.
- Melhorias das estradas: estamos com três semanas de atuação e conseguimos trabalhar uma semana apenas, devido às chuvas, mas agradecemos a Deus, porque pior seria se tivéssemos a seca. Enquanto estamos deixando de trabalhar nas estradas em função das chuvas, os produtores estão felizes e entendem que as estradas estão ruins, mas a minha preocupação é com a safra, que parece que será recorde em Esmeralda e isso é bom para toda a economia. Estamos fazendo uma parceira com a DAER, de tapa-buracos na RS-456, entre a BR-285 e Esmeralda. Tinha buracos enormes na via e conseguimos conversar com engenheiros do DAER e já no dia 19 de janeiro aconteceu essa operação tapa-buracos. Na RS-456 entre Esmeralda e Pinhal foram abertos bueiros entupidos, patrolamos, mas claro que com toda essa chuva problemas surgem ao longo da via.
- Estamos fazendo a implantação do projeto para levar luz elétrica para o Assentamento Dom Orlando Dotti, onde serão atendidas, na primeira etapa, 68 famílias e mais 55 numa segunda etapa que já estou gestionando a questão de documentação junto ao Incra para que essas famílias também sejam beneficiadas, ou seja, luz é fundamental para o desenvolvimento. É também uma meta nossa de estar presente auxiliando esse crescimento. - Construção de poços artesianos, porque se tiver luz, conseguimos levar água, com isso daremos dignidade para as pessoas em ter o mínimo de conforto.
- Na educação, estamos com vários projetos de inovação para melhorias da qualidade do ensino, como a formação de professores, para qual estamos vendo com o Sesc para trazer palestrantes, para que os professores sintam-se motivados a fazer esse aprimoramento para melhor atender os nossos alunos.
- A saúde o foco é a vacinação e também queremos o retorno da Estratégia de Saúde da Família, essa é uma das nossas metas.
- Busca de empregos: é uma missão extremamente difícil e complicada, mas temos que sair atrás de empresas para tentar parcerias, tanto para o interior como para a cidade, porque muitos jovens precisam sair por falta de condições de emprego.
Correio dos Lagos - O mundo passa por um momento de pandemia. Como estão trabalhando nesse sentido e agora com a chegada da vacina?
Prefeito João - Estamos seguindo os protocolos conforme o Governo Estadual, queremos vacina para todos, mas temos que ter paciência, sabemos que o país está em busca de insumos para fabricação da vacina em nível nacional e aí aumentar a meta de vacinação. Em Esmeralda foram aplicadas 10 doses em profissionais da saúde. Inclusive quero fazer um agradecimento à equipe do Posto de Saúde, pois estamos com dez meses de pandemia e eles estão na linha de frente. Peço à população que leve a sério os cuidados com a COVID-19, continuem se cuidando, tenhamos um pouco mais de paciência, a vacina está chegando. Temos que ter essa preservação, estamos no caminho certo e logo vamos poder fazer todas nossas atividades, voltando aos poucos à nossa vida normal.
Correio dos Lagos - Como está o planejamento do retorno às aulas da rede municipal?
Prefeito João - Estive em reunião com os prefeitos da Amucser e aconteceu também reunião com os secretários de educação da região. Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus iniciarão as aulas no mesmo dia, que será em 22/02 com os alunos da creche, de zero a três anos, e depois, no dia 08/03, começaremos as aulas com os demais, seguindo o mesmo calendário do Estado do Rio Grande do Sul. Estamos tomando todos os cuidados necessários, vamos começar de forma híbrida e até o início das aulas ir preparando as escolas com obras de melhorias nas estruturas para recebermos os alunos da melhor forma possível e fazermos um belo ano letivo.
Correio dos Lagos - O que a população esmeraldense pode esperar de sua gestão, juntamente com o seu vice Jossemir?
Prefeito João - Esmeraldenses: podem contar conosco com muito comprometimento com vocês, vamos estar aqui unidos e trabalhar com muita transparência, vontade e dedicação para fazer o melhor. Estamos trabalhando em todas as áreas, porque todas são essenciais. Vamos lutar com todas as nossas forças para sempre atender da melhor forma possível o nosso povo, a nossa gente.
Deixe seu comentário