logo RCN

Para Fecomércio, inflação menor deve garantir melhores vendas de Natal

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,84%, abaixo portanto do registrado no mês passado

 No mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,57%, sendo 0,22 pontos percentuais acima da variação registrada em setembro (0,35%). O acumulado do ano ficou em 4,38%, coincidindo com os mesmos 4,38% registrados no mesmo período de 2012. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,84%, abaixo, portanto, dos 5,86% registrados no mês passado.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a pequena desaceleração dos preços é positiva para a situação financeira das famílias e para as vendas do comércio, já que o poder de compra aumenta. Assim, é provável que as vendas de Natal sejam mais expressivas que a dos períodos anteriores, trazendo uma recuperação pontual para o varejo.

Mesmo assim, a inflação ainda permanece distante do centro da meta e com a perspectiva de aumento dos preços dos combustíveis pode novamente crescer. Agrega-se a isso a falta de clareza da política fiscal, cuja expansão dos gastos de janeiro a setembro foi de 79,7% comparado com igual período do ano anterior. A Fecomércio acredita que é muito provável que mais ajustes contra a inflação sejam realizados pelo Banco Central, ou seja, nova rodada de elevação dos juros, o que é ruim para o investimento.

Alimentos e bebidas
O grupo alimentação e bebidas subiu 1,03% em outubro, acima dos 0,14% de setembro, e foi o principal responsável pela aceleração do IPCA de um mês para o outro, ficando com uma parcela de 0,25 ponto percentual, ou 44% do índice.
Os preços das carnes aumentaram, em média, 3,17%. Outros alimentos importantes na mesa do consumidor também aumentaram, com destaque para o tomate, cuja alta foi de 18,65%.

INPC também apresenta alta entre setembro e outubro
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC apresentou variação de 0,61% em outubro e ficou 0,34 ponto percentual acima do resultado de setembro (0,27%). Com isto, a variação acumulada no ano está em 4,25%, abaixo dos 4,85% relativa a igual período de 2012. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 5,58%, abaixo dos 5,69% dos doze meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2012 o INPC havia ficado em 0,71%.

Deputado Chiodini visita Adjori e destaca jornais do interior Anterior

Deputado Chiodini visita Adjori e destaca jornais do interior

Seminário na Fiesc apresenta projetos ferroviários para Santa Catarina Próximo

Seminário na Fiesc apresenta projetos ferroviários para Santa Catarina

Deixe seu comentário