logo RCN

Paulo Chagas

Censo 2010

Região tenta reagir contra os dados do Censo 2010 que mostram diminuição da população na Serra Catarinense. Lages, por exemplo, exige do Executivo para que interfira junto ao IBGE para a recontagem ou que dê continuidade dos trabalhos no interior, sob a alegação de que muitas residências não foram visitadas. O prejuízo aos municípios que tiveram os números menores desde o último Censo, em 2000, serão sentidos no ano que vem com a diminuição da receita oriunda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo. E olha que estão na lista além de Lages, Anita Garibaldi, Abdon Batista, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, entre outros. Somente em Anita, o Censo 2010 fechou com uma população estimada em 8.612, contra 10.273, de 2000. Quase 900 pessoas a menos.

Calçadão

Junto com a decoração natalina, Campo Belo do Sul deverá inaugurar o projeto do calçadão iniciado no ano passado. Para quem pensou que a obra não teria continuidade pode constatar que ela foi retomada. Assim, o pequeno município da região dos lagos terá um atrativo a mais muito em breve.

Os javalis

A problemática do aumento da população de javalis na região segue dando dor de cabeça aos produtores. Por mais que a caça tenha sido permitida, ainda algumas questões burocráticas estão travando o processo. Enquanto isso os animais seguem se proliferando e dizimando as plantações de milho. O pior é o fato de quem decidir matar algum animal sem a prévia autorização no papel de caçador poderá se encrencar com a justiça. Há que já esteja nessa situação.

Emendas parlamentares

Sistematização das Emendas Coletivas de SC foram discutidas nesta terça-feira, em Brasília. Para alguns parlamentares eleitos já foi um exercício da função. Afinal, em 2011, terão emendas que necessitam já estar incluídas no Orçamento da União. A Bancada Catarinense terá o direito a 18 emendas sendo 15 pelos Deputados Federais e a decisão de outras três caberá aos Senadores. Somente na terça-feira mais de 40 indicações compunham a relação totalizando cerca de R$ 900 milhões.

Integração entre Catarinenses e Italianos na Região dos Lagos Anterior

Integração entre Catarinenses e Italianos na Região dos Lagos

Pegoraro Comércio de plásticos trabalhando por um meio ambiente limpo Próximo

Pegoraro Comércio de plásticos trabalhando por um meio ambiente limpo

Deixe seu comentário