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Paulo Chagas

Navegação de interior

Considero oportuna a possibilidade de termos na região a implantação de projeto que vem sendo sugerido pelo Ministério dos Transportes. Por hora estão sendo definidas as Diretrizes da Política Nacional de Transporte Hidroviário. O documento traz uma série de sugestões para estimular a navegação de interior e será validado pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit) até o final do ano. Entre as prioridades previstas está o estímulo à navegação de interior com construções que possibilitam que barcos ultrapassem a diferença de nível da água nas barragens das usinas hidrelétricas. Com isso, os rios utilizados para a geração de energia elétrica passam a ser também, corredores hidroviários. Para tanto, o documento prevê um investimento de R$ 28,6 bilhões. Não entendo muito disso, mas talvez seja algo a se pensar para exploração em nossa região.

Já são dois

O governador João Raimundo Colombo retornou às atividades no Senado, mas anda atento às decisões sobre o futuro governo, principalmente, na costura com os partidos aliados para a escolha dos futuros secretários. O que ele quer é que assim que forem apontados os nomes e obviamente os convidados forem aceitando, é para que comecem a trabalhar junto às pastas visando a transição. Ubiratan Resende, para a Fazenda, e Antônio Ceron, na Articulação, são os dois nomes que encabeçam a lista dos novos secretários de estado do novo governo.

Aeroportos

A Serra Catarinense vai contar com dois aeroportos bem estruturados, o de Lages, e o regional, em Correia Pinto. Resta saber se ambos terão demanda. Esta semana, o prefeito Renato Nunes, de Lages, esteve em Florianópolis para conversar com o governador Leonel Pavan, para tratar da liberação de recursos elencados antes do período eleitoral para a revitalização do Aeroporto Municipal. Renatinho quer trabalhar nele o quanto antes e assim, acertar com alguma empresa de aviação e retomar os voos regulares entre a Capital Florianópolis e os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Tudo, independentemente do que se sucede com o de Correio Pinto.

Fechando

Está findando o mandato do atual governo e tudo o que se conseguiu referente à SC 458, entre a BR 116 e Campo Belo do Sul foi uma mal feita operação tapa-buracos. A revitalização ficou só na promessa.

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