Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Pecuária: A busca por animais padrão e de alta qualidade
Com o passar dos anos, a tecnologia aliada ao conhecimento e boas práticas, vem garantindo os bons resultados não só no dia-a-dia das pessoas, como também na agricultura e na pecuária, o carro forte dos municípios da Região dos Lagos e essa realidade não é diferente na propriedade chamada de Granja do Torto, situada no município de Capão Alto e que é administrada pelo professor e Doutor em Melhoramento Genético, Diego Córdova Cucco, que aos 40 anos de idade, desempenha várias funções e busca cada dia transmitir o conhecimento dos longos anos de estudo, por isso pode-se dizer que algumas das definições de Diego são: dedicação, amor pelo que faz e amplo conhecimento na pecuária de corte.
Morador do município de Capão Alto, divide a sua rotina em cuidar das propriedades que levam o nome em homenagem ao avô, GT - Granja do Torto pecuária de Corte e Estância do Torto, ambas em Capão Alto, além de ministrar aulas na Udesc em Chapecó com foco em Gado de Corte e desenvolver projetos de extensão, realizar cursos e palestras.
Nas propriedades que estão na 5ª geração familiar, os estudos e o conhecimento de Diego são postos em prática e o índice de prenhes está chegando a 100%, fruto de muito estudo e foco em melhoramento genético. Diego está à frente das propriedades cerca de sete anos.
Na granja localizada as margens da SC – 390, permanecem as fêmeas que são selecionadas, inseminadas e ali são cuidadas até o primeiro parto, após esse período elas são levadas para a outra propriedade que possui área maior de campo nativo.
As raças que fazem parte do plantel são Angus, Devon e seus cruzamentos. Os animais produzidos são em sua maioria comercializados. “Os machos são 100% destinados a venda e as fêmeas parte é comercializada e parte vai para a reposição. Nosso objetivo é produzir terneiros de alta qualidade”, comenta Diego.
Vale destacar que na granja a inseminação é realizada em 100% dos animais e já na estância, além da inseminação acontece o repasse do touro também, o que garante 100% de prenhes.
Uma coisa que chama a atenção nos animais da granja, é a mansidão, são animais de fácil manejo.
Deixe seu comentário