Plano Safra é discutido com entidades e agricultores em Anita

Além do Plano Safra, assuntos de relevância para o dia a dia dos agricultores entraram em pauta
A Epagri, juntamente com Secretaria de Agricultura e o Banco do Brasil de Anita Garibaldi realizaram no dia 26 de julho, nas dependências do CRAS, uma importante reunião com foco no Plano Safra.
O Banco do Brasil através do gerente da Agência de Anita Garibaldi e colaboradores realizaram a divulgação das normas que irão orientar os financiamentos para este ano, tantos os financiamentos para investimentos quanto para custeios da produção. Algumas novidades foram apresentadas, como a criação de um correspondente bancário, o qual fará grande parte dos trabalhos e tratativas diretamente com os agricultores, o que hoje são realizadas diretamente com o banco. Outra novidade é o financiamento de bovinos, o qual será realizado através de custeios e não investimentos como era realizado no ano anterior.
A engenheira agrônoma Nilceia A. Rodrigues da Silva falou sobre as normas do seguro agrícola - PROAGRO e os possíveis problemas que acontecem quando o agricultor solicita o acionamento do seguro, visando um correto procedimento para se evitar perdas do seguro por falta de esclarecimento como já aconteceu em outras oportunidades. "Exemplo disso é a exigência de análise de solo com determinação da matrícula e notas ficais com datas anteriores ao plantio, bem como observar as épocas de plantio e principalmente de colheita para não perder o seguro", esclareceu a engenheira destacando também as possibilidades de aquisições de terras através de programas governamentais mas que ainda estão sendo normatizados, porém os agricultores interessados devem ficar atentos as divulgações.
Já o engenheiro agrônomo Rodrigo Woitechen fez explanação sobre o Documento da Agricultura Familiar - DAP, as alterações nas normas para a sua emissão, citando exemplos: filho de agricultor que mora junto com pai e tem sua própria produção pode solicitar uma DAP principal para ele, independente da DAP do pai, além de outras informações pertinentes.
A equipe da Epagri local se coloca a disposição dos agricultores e demais entidades para esclarecimentos de dúvidas e solicitações quando necessárias.
Para finalizar, a Prefeitura Municipal enfatizou a campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos e estabeleceu como dia 4 de setembro 2017, o dia para realizar o recolhimento nas comunidades do interior além de outras informações.
Deixe seu comentário