logo RCN

Polícia Militar de Santa Catarina tem novo comandante-geral

Mudança no posto de comando geral da PM ocorreu durante as comemorações de 179 anos da Corporação.

 Uma cerimônia foi realizada nesta tarde (05) para comemorar os 179 anos de fundação da Polícia Militar em Santa Catarina. O evento, que ocorreu no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis, também marcou a mudança no comando da Corporação no Estado. O ato contou com a participação do governador Raimundo Colombo e de lideranças ligadas à área de segurança pública.

Depois de três anos e quatro meses no cargo de comandante-geral da PM, o coronel Nazareno Marcineiro deixou o posto. Assume em seu lugar, o coronel Valdemir Cabral, que até então atuava como subcomandante da Corporação.

Emocionado, Marcineiro interrompeu, chorando, diversas vezes o seu discurso. “É o coroamento de um projeto de comando. Acima de tudo, de um projeto de vida”. O coronel destacou ainda as ações executadas enquanto esteve a frente da PM, como a criação do Comitê de Gestão, a estruturação do gabinete de crise e a implantação do sistema on-line de monitoramento das unidades da PM no Estado. Nazareno destacou os investimentos realizados e agradeceu ao governador Raimundo Colombo pela possibilidade de ter exercido o cargo. “A vida é uma sucessão de ciclos, o fechamento de um é seguido pelo início de outro", disse ele, destacando que deixa o cargo para se dedicar à carreira acadêmica, com a conclusão do curso de doutorado.

Para o governador Raimundo Colombo, a segurança pública é um desafio em todo o país. Em seu discurso, ele destacou a capacitação da Polícia catarinense ao longo dos anos. “Hoje temos uma grande corporação, com profissionais qualificados que protegem a população catarinense, colocando muitas vezes a própria vida em risco”, disse Colombo.

Marcineiro recebeu das mãos do governador a medalha de mérito Anita Garibaldi, maior condecoração catarinense. A honraria criada em 1972 é dada aos cidadãos que se destacam por serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil. 

Novo comando

Ao assumir o posto de comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Valdemir Cabral afirmou que irá atuar de forma a levar o policial cada vez mais perto da comunidade. "Somos um Estado muito seguro, mas as pessoas ainda se preocupam muito com a criminalidade e a violência. Vamos trabalhar forte contra os pequenos crimes, que trazem essa sensação de insegurança para a população. E isso se faz com a colocação de um policiamento mais ostensivo nas ruas", destacou.

Natural de Florianópolis, o coronel Valdemir Cabral tem 55 anos, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está na PM desde 1982 e ocupava, até então, o posto de subcomandante-geral. O coronel desempenhou diferentes funções dentro da corporação, com destaque para o comando do Bope entre 2005 e 2008. 

Promoções

O ato desta segunda-feira também marcou a promoção de praças e de oficiais, e entregas de homenagens para apoiadores da Corporação.

Anterior

Presidente da Adjori visita exposição da Taça da Copa do Mundo em SC

Próximo

Bruno Breithaupt é reeleito à presidência da Fecomércio por mais quatros anos

Deixe seu comentário