15 anos de Proerd em Santa Catarina. Uma criança que teve a oportunidade de participar do programa tem muito mais oportunidades de crescer longe das drogas e da violência.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1983, e desenvolvido em mais de 50 países.
O D.A.R.E. chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tendo então recebido o nome em português de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. Em 16 de março de 1998, teve início em Lages, na Serra, o primeiro embrião do programa em SC, implantado pelo coronel Cláudio José de Barros.
Hoje, o Proerd está presente em 265 cidades catarinenses e prestes a atingir a marca de 1 milhão de alunos em 15 anos de existência. Fato significativo, considerando que 1,6 milhão de catarinenses estão na faixa entre 10 e 24 anos.
Mais do que uma simples aula, o Proerd consiste na conscientização de crianças e adolescentes, que conversam sobre situações envolvendo o uso e consequências de drogas lícitas e ilícitas, maneiras seguras de resistir à oferta, sobre o valor da amizade, resolução pacífica de conflitos e como prevenir e enfrentar o bullying, sempre orientados por policiais militares educadores.
O Proerd representa importante ação de polícia, ao agir nas causas de violência, interagindo com o público-alvo. Uma criança que teve a oportunidade de participar do programa tem muito mais oportunidades de crescer longe das drogas e da violência. Ao completar 15 anos, parabenizo a todos os policiais educadores do Proerd e, além desses, todos que fazem dessa história.
Por fim, desejo que possamos perpetuar a saudação que cada policial instrutor faz ao entrar na sala de aula: “hoje é dia de Proerd”.
Referência:
MARCINEIRO, Nazareno. 15 anos de Proerd em Santa Catarina. Diário Catarinense, Florianópolis, 16 de março de 2013.
Deixe seu comentário