logo RCN

Professor: um artista anônimo

 O mundo vive em constantes transformações, com isto, os avanços tecnológicos e as mudanças no mundo do trabalho atingem diretamente um espaço que já foi referência como detentor exclusivo do conhecimento: a escola. Buscando identificar-se nessa nova realidade, a educação deve ser um ator dessas transformações. No meio disso tudo está a figura do professor, que vem resistindo, buscando inserir-se a este novo contexto, tentando reinventar-se. Mas que figura é esta, que entra em nossas vidas sem pedir licença e que pode nos marcar para o resto da vida?

Desde a infância, todos nós, temos na memória um professor inesquecível. Mas, não podemos negar que também existem momentos que nos marcaram por algo não muito feliz, e assim nos deparamos com a realidade de que o professor é um ser humano e não um super-herói. O professor, exercendo sua função que é ensinar, é aquela pessoa bem humorada, imparcial e democrática. É aquele que acredita no potencial de quem passa pela sua vida, respeitando o ritmo de cada um. O verdadeiro professor consegue se relacionar com todos e, ao mesmo tempo, dar atenção individual. É aquele ser apaixonado pelo que faz, pois a paixão é sua mola propulsora!
Mas diante dos avanços das tecnologias, da internet, do ensino à distância, enfim, das transformações nos processos educativos e pedagógicos, surge um questionamento: será que a figura do professor está em extinção? Acreditamos que não! Porque como um artista anônimo que recebe um novo texto para uma apresentação teatral, ele está sempre disposto a encarar o próximo desafio, a nova plateia, e assim brilhar como uma estrela solitária.
Os tempos são outros e chegou o momento em que não podemos deixar que a essência de ser professor caia no esquecimento, pois ele foi e continua sendo importante, pois seus ensinamentos que ultrapassam das fronteiras do conhecimento, impulsiona o ser humano em um voo que vai além da sua jornada e em uma instituição educacional. Impulsiona para viver a vida em toda sua plenitude!
Dia do professor é todo dia!
 
Referência:
SOARES, Eleana C.; SABINO, Vera Lúcia. Professor: um artista anônimo. Diário Catarinense. Florianópolis, 05 de outubro de 2012.
 
Anterior

Professor: um artista anônimo

Aeroporto Federal de Lages Próximo

Aeroporto Federal de Lages

Deixe seu comentário