O Diário Catarinense vem contribuído com a educação básica de SC apresentando diversas matérias sobre práticas docentes exitosas. Como professor formador de novos professores e professoras, a leitura e análise das reportagens possibilitam a reflexão e o debate em processos de formação inicial continuada de educadores. Cumpre-nos apontar três práticas que se revelaram notícias no DC, e que estão presentes na docência daqueles que fazem do magistério opção profissional e de vida, e não apenas bico, anexo ou apêndice.
Ser professor só faz sentido quando reconhecemos que todo ser humano é capaz de aprender. O desafio não é ensinar para quem já sabe. O grande desafio é fazer o sujeito que ainda não sabe se apaixonar, de forma crítica, pelo processo de conhecer. Percebe-se nas matérias de aulas, dinâmicas e diferentes estratégias de ensino estão focadas na aprendizagem. Em síntese, o saber tem que ter sabor e fazer diferença na vida dos que se apropriam dele.
Outra dimensão é a presença do planejamento sistemático das aulas. Não se pode ser um bom educador no improviso. A docência é uma opção política e intencional. Temos a clareza que o processo de planejar é aberto e flexível durante o percurso, mas lecionar sem planejamento é uma forma de excluir as pessoas do processo de aprender.
Por último, destacamos a abertura para o novo presente nas práticas pedagógicas dos professores e professoras das reportagens. Não é um bom educador ficando na mesmice, no engessamento burocrático e na repetição mecânica de tarefas. A ousadia faz parte da boa docência em qualquer nível e modalidade de ensino.
Apesar de vivermos num país onde a educação no sentido pleno ainda não é prioridade, existem em SC profissionais ensopados de compromisso, fazendo uma revolução silenciosa e duradoura nas unidades educativas com práticas curriculares geradoras de aprendizagem. É por estes que a profissão docente vale pena.
Referência:
FILHO, Lourival José Martins. Profissão docente. Diário Catarinense. Florianópolis, 23 de junho de 2012.
Deixe seu comentário