logo RCN

Programa de gestão dos resíduos sólidos passa por mais uma etapa

A previsão é para que na próxima audiência pública no mês de julho a parte teórica do Plano esteja concluída

 Mais uma etapa do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi realizada em Anita Garibaldi. A audiência pública aconteceu na sexta-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi.

O encontro apresentou os diagnósticos relacionados à geração, coleta e destinação final dos resíduos sólidos no município anitense, que aconteceu através do levantamento de dados coletados com a população.
O trabalho de pesquisa foi feito pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é responsável por elaborar o Plano, e contou com a parceria de profissionais anitenses, como os agentes de saúde. Conforme acontecia a apresentação dos resultados, os participantes da audiência analisavam os números para verificar se realmente estavam de acordo com a realidade atual do município.
De acordo com o professor do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV), Dr. Everton Skoronski, a intenção era, justamente, que os moradores locais durante a audiência analisassem os números para que o projeto corresponda às verdadeiras necessidades locais. “Percebemos que houve uma mudança negativa quanto às informações obtidas quando comparadas a realidade atual”, disse o professor. O motivo disso é que a pesquisa foi realizada no período de setembro a novembro de 2013, onde na época havia coleta de resíduos periodicamente no interior de Anita, o que atualmente não acontece.
A partir desta análise, o Projeto passará por correções apresentadas durante a audiência realizada, e no próximo encontro, que acontecerá em julho, será apresentado o plano de ação concluído sobre os dados de produção de resíduos. Posterior a conclusão teórica do projeto entregue pela Udesc cabe a outros órgãos ir a busca da captação de recursos para a execução em prática.
Segundo o coordenador em Anita, o engenheiro agrônomo e funcionário da prefeitura, Henrique Matos, a presença da comunidade ajuda a fortalecer o projeto e elaborá-lo de acordo com as necessidades do município.
O Plano Intermunicipal será padrão aos dezessete municípios pertencentes a Amures, contemplando a área urbana e rural, assim haverá soluções coletivas e outras específicas. A educação ambiental, bem como a coleta e separação dos resíduos estão inclusas no contexto do Projeto.
 
Sobre a coleta dos resíduos em Anita Garibaldi
 
Área urbana (centro): lixo orgânico nas segundas e quintas-feiras, lixo reciclável nas terças, quartas e sextas-feiras. 
Nos finais de semana o serviço não é realizado, por isso, aconselha-se que a partir das sextas-feiras até o domingo não sejam depositados lixos nas lixeiras das ruas, pois não haverá coleta. Pôr lixo a noite nas lixeiras também não convém. O lixo deve ser encaminhado para o recolhimento no período da manhã. 
Mesmo que seja um direito da população em ter o lixo coletado, é um dever de cada indivíduo fazer a sua parte em separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, e depositá-los nos horários devidos em que ele é recolhido. Se todos colaborarem esse ciclo terá um bom funcionamento.
 
Anterior

Natureza

Credicanoas realiza jantar de confraternização Próximo

Credicanoas realiza jantar de confraternização

Deixe seu comentário