logo RCN

Projeto de piscicultura será implantado em municípios da Região dos Lagos

A agricultura e pecuária têm recebido incentivos relevantes de projetos realizados entre parcerias na região. Agora é a vez de ampliar o investimento em piscicultura para aumentar a diversidade de produtos e a renda do homem do campo

 Na última sexta-feira, 18, aconteceu no CASA, em Anita Garibaldi, a apresentação de um novo projeto baseado na piscicultura para a comunidade interessada em investir no meio rural.

O projeto tem como objetivo principal assistir tecnicamente, capacitar e promover a educação ambiental das famílias de agricultores, as quais precisam cumprir determinada exigência para se manter no projeto. Uma destas exigências é a participação em um curso de qualificação nos dias 30 e 31 de maio, promovido pelo SC Rural, um dos parceiros que custeará todas as despesas que os participantes terão durante os dois dias de curso.
Além do SC Rural, Baesa/Votorantin, MAP, EPAGRI e prefeituras dos municípios participantes são parceiros no projeto, auxiliando no que for pertinente a cada um para a execução dos trabalhos.
 Os produtores interessados receberão melhorias em suas propriedades, no que diz respeito à produção de peixes. Um dos focos do programa é transformar a piscicultura de subsistência em um sistema orientado para a atividade comercial. A maioria das pessoas que mora nos perímetros rurais dos municípios da região tem açudes em suas propriedades e muitos criam peixes para o próprio consumo ou à venda esporádica, daí vem a oportunidade de tornar esta prática mais rentável para o produtor, auxiliando na geração de renda das trinta famílias que participarão do projeto e ajudando a tornar a região um ponto de referência no sistema de produção a ser implantado.
“Este projeto apoia a geração de renda de forma sustentável, trazendo uma alternativa a mais para os agricultores desenvolverem em suas propriedades e contribuindo para o desenvolvimento municipal, além de ajudar a aumentar a qualidade de vida da população”, disse Marcelo Hoffer, técnico da Enercan que faz parte da equipe do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável (FDRS), ressaltando a importância do trabalho a ser desenvolvido.
O projeto fomentará a produção de peixes, também com o aproveitamento de mananciais existentes, visando a promoção da sustentabilidade e agindo de acordo com a lei.
Nelson Baretta, gerente da EPAGRI de Lages, foi quem conduziu a apresentação do projeto aos interessados. De acordo com ele “os investimentos que serão feitos a partir do projeto, ajudarão a ampliar opções na propriedade, diversificando meios a serem explorados, como a pesca esportiva”.
Os participantes serão dos municípios de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto. Eles deverão assinar um termo de compromisso que garantirá que participarão no projeto até o final, para que não haja o risco de que sejam feitos investimentos em capacitação e nas propriedades de produtores que, por um motivo ou outro, abandonem o projeto pela metade.
 
Programa ECOA promove limpeza da Praça do Bairro Borges Anterior

Programa ECOA promove limpeza da Praça do Bairro Borges

Entrevista Próximo

Entrevista

Deixe seu comentário