logo RCN

Projeto Mulheres pela Terra é realizado com profissionais da Região dos Lagos

Na última sexta-feira dia 10 de junho foi realizado o encerramento do projeto: Multiplicadoras de Sustentabilidade Mulheres pela Terra desenvolvido através da Associação Fazer Bem com o patrocínio da Enercan. O curso iniciou em março de 2022, com 26 inscritas dos três municípios de abrangência da Enercan: Abdon Batista, Anita Garibaldi e Celso Ramos. O curso foi dividido em 4 etapas, sendo a primeira etapa composto por 5 aulas teóricas online, as quais abordaram os seguintes temas:
- Aula 01: Conexão com a natureza e Empoderamento Feminino;
- Aula 02: Crise ambiental e o Plano de Ação para o futuro da nossa humanidade;
- Aula 03: Consumo consciente e hábitos sustentáveis;
- Aula 04: Escolha baseada nos alimentos, horta na escola e compostagem;
- Aula 05: Conhecendo a minha Biorregião, movimentos pela terra no mundo e planejamento dos projetos;
A segunda etapa consistiu em um encontro prático realizado na empresa de ecoturismo Recanto das Colinas localizado na cidade de Vargem/SC. Durante este dia foram realizadas trilha ecológica, visita a nascentes, vivência de empoderamento feminino, cafés e almoço nutritivo, oficina de cosméticos naturais, compostagem, horta orgânica e trocas de sementes. Após esse momento de conexão, as educadoras voltaram para suas unidades escolares e juntamente com sua equipe criaram um projeto multidisciplinar envolvendo as temáticas abordadas durante o curso. Algumas instituições conseguiram iniciar seus projetos, outras realizaram o planejamento das ações, mas a grande maioria replicou as ideias abordadas durante as aulas, que tinha como propósito do curso impactar e alcançar o maior número possível de pessoas.
Na Etapa 4 que aconteceu neste último dia 10, as educadoras apresentaram os seus projetos e as ações desenvolvidas até o momento nas escolas. Foi um momento muito rico de troca de informações, ideias, experiências e celebração dos resultados. O evento contou com a parceria dos proprietários do Sítio Roncador do município de Celso Ramos Angela e Angelir Burigo, os quais prontamente abriram o seu espaço para a realização deste momento, o qual estava incluso na programação da Semana de Meio Ambiente da Enercan.
As organizadoras do curso Joana Scapini e Juliana Gracietti de Oliveira sentem-se gratas primeiramente ao patrocínio recebido pela Enercan, além é claro de todo o comprometimento, empenho e dedicação das educadoras participantes do curso, as quais não mediram esforços para abraçar a ideia e dar o seu melhor visando multiplicar o conhecimento adquirido durante todo o desenvolvimento do projeto.


Prefeitura de Pinhal da Serra adquire escavadeira hidráulica com recursos próprios Anterior

Prefeitura de Pinhal da Serra adquire escavadeira hidráulica com recursos próprios

Próximo

Você também sente que a essência das festas juninas está se perdendo?

Deixe seu comentário