logo RCN

Projeto Saúde da Mulher SESC/AMPLASC é oficialmente lançado

Na sexta-feira (28) houve cerimônia de instalação oficial da Unidade Móvel SESC-Saúde da Mulher na sede da AMPLASC. Participaram Prefeitos e Vice Prefeitos da região, Secretariado de Saúde dos Municípios e representantes do SESC e FECOMÉRCIO.  

A iniciativa busca prevenir cânceres de Mama e do Colo do Útero por meio da detecção precoce via exames de mamografia e citopatológico com uso de aparelhagem presente na estrutura interna do caminhão.

O objetivo é realizar mais de 2 mil exames preventivos de 31 de julho a 29 de setembro, período que acontece os atendimentos na Unidade Móvel estacionada em anexo a sede da AMPLASC. Visando atingir esta meta as agentes comunitárias de saúde e equipes de saúde dos municípios de Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Campos Novos, Monte Carlo e Vargem realizaram na 2ª quinzena de julho busca ativa às mulheres da região interessadas nos exames.

A recomendação para exame de mamografia é para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e o exame citopatológico de colo uterino, também chamado de exame de Papanicolaou para mulheres com idade entre 25 e 64 anos, ambos com intervalo de 01 ano do exame anterior.

As imagens do mamógrafo digital são enviadas ao Hospital do Amor de Barretos responsável pelo diagnóstico e o material citopatológico vai para o laboratório conveniado com o Município para analise. Assim como é preciso procurar a Unidade de Saúde para agendar os exames, há necessidade de retornar ao mesmo local para receber os resultados.

A ação é uma realização do SESC em parceria com a AMPLASC através das Secretarias de Saúde dos Municípios.

Na oportunidade a gerente do SESC em Concórdia, Ketiny Karen Variza, destacou que já são 30 municípios que receberão a unidade móvel. “Graças a parceria com a AMPLASC foi possível viabilizar a vinda à região do Planalto Sul Catarinense. Os exames são feitos pela nossa própria equipe e em 30 dias os laudos retornam do Hospital de Barretos. O atendimento é realizado por mulheres para que seja humanizado este momento”.

Durante sua manifestação o Presidente da AMPLASC, Volcir Canuto, mencionou que o projeto teve uma adesão significativa dos municípios e dos munícipes, tendo em vista que a procura das mulheres para os agendamentos quase preencheu a conta inicial do projeto.

O ato encerrou com a visita dos prefeitos, vereadores, secretários de saúde da região da AMPLASC na estrutura interna do caminhão.

Saiba Mais:

A Estrutura:

1-consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital;

2- sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica;

3- banheiro, recepção e sala de espera;

A Equipe:

- Coordenadora  - Naiura Dartora

- Educadora em Saúde -  Jéssica Pereira

- Enfermeira-  Simoni Chiotti

- Técnicas de Radiologia-  Itamara Almeida e Raquel Olchovi  

- Artífice de Manutenção – Fabricio Homem

A Unidade Móvel:  

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e percorre o Estado de Santa Catarina.

São realizados até 33 exames Citopatológicos e 33 mamografias por dia.  


A bola rolou na quadra do ginásio municipal de Anita Garibaldi Anterior

A bola rolou na quadra do ginásio municipal de Anita Garibaldi

Oficiais da Polícia Militar são contra o projeto do Próximo

Oficiais da Polícia Militar são contra o projeto do "bico oficial" do governo para que policiais atuem nas escolas estaduais

Deixe seu comentário