logo RCN

Quem não tem defeitos?

 As imperfeições e os defeitos dos outros sempre parecem mais significativos que do  as qualidades. O ser humano tem um chip  do contra. Defeitos, quem não os tem? Se eu quiser listar meus defeitos e imperfeições faço uma lista enorme agora. Entretanto, o filósofo romeno Cioran diz que a “única forma de viver sem drama é suportar os defeitos dos demais sem pretender que eles sejam corrigidos”. Para esse filósofo podem dar um troféu. Essa é uma das essências da vida. Nesse sentido, como queremos ou gostamos de apontar os defeitos dos outros, esse é um ótimo método para não nos estressarmos, para deixarmos de nos incomodar. Não é produtivo olharmos só os defeitos do próximo.

As imperfeições e os defeitos dos outros sempre parecem mais significativos do que as qualidades. Podemos dizer que o ser humano tem um chip do contra. Por quê? Muitas vezes temos o prazer de falar (comunicar) as coisas que estão erradas. Nesse momento, se eu pedisse para listar dez pessoas chatas, arrogantes, com certeza em menos de 20 segundos você diria os nomes. Entretanto, se pedisse para mencionar cinco pessoas legais, bacanas, com coração bom, acredito que se atrapalharia, isso porque somos, muitas vezes, mais pessimistas do que otimistas. 
Só mesmo com um curso bem aprimorado  autoconhecimento em uma longa temporada num espaço sagrado para desenvolver a capacidade de aceitar tudo o que nos tira do sério. Exemplo: seu filho diferente, sua mulher que gasta mais do que pode, seu marido pão-duro, sua esposa mal-humorada, sua sogra metida, seu colega fofoqueiro e por aí segue. Imagine que maravilha se pudéssemos revelar essas e tantas outras diferenças que existem sem esperar que os outros mudem. 
Não espere que o outro mude algumas atitudes para ser feliz. Pois não espere mesmo. Você acha que é fácil para aquela moça chata, ranzinza, deixar de ser? Aceite todos como são (e o tempo ensina isso) e agradeça. Drama, nunca mais. Nesse sentido, você conseguirá mais um troféu para você, além do prêmio de liberdade emocional.
 
Referência:
SOMBRIO, Robson. Quem não tem defeitos? Diário Catarinense, Florianópolis, 11 de abril de 2014. 
 
Promoção Dia das Mães Anterior

Promoção Dia das Mães

Prefeitura de Abdon Batista contribui para a realização da Festa da Comunidade de São Paulo Próximo

Prefeitura de Abdon Batista contribui para a realização da Festa da Comunidade de São Paulo

Deixe seu comentário