Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Rádio Alegria FM e seus 12 anos comemorados em dezembro
A história da Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi não é diferente da história das demais emissoras de rádio comunitárias no estado de Santa Catarina e do Brasil.
A Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi/SC teve seu início caracterizado como "rádio pirata", perante aos órgãos competentes. Sua história engraçada e ao mesmo tempo interessante iniciou no ano de 1998 com Paulo César Pires e Carminho Vicente de Amorim. No mesmo ano ainda surgia Adenilson Luiz Mota (Nylcynho).
A então emissora de rádio não tinha endereço fixo e entrava ao ar levando muita música, informação e comunicados para a comunidade. Como se tratava de "rádio pirata" a fiscalização da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) era frequente na região onde tiravam do ar e lacravam todos os equipamentos. Passava alguns dias e novamente era efetuada a compra de outro transmissor, em outra sintonia e lá estava no ar novamente a Rádio Alegria FM.
Com o passar dos tempos, outras pessoas se juntaram a equipe, como Soli Pacheco dos Santos e Miguel Duarte de Jesus, os quais também fazem parte da equipe nos dias atuais. Naquela época, foi optado por deixar a rádio fora do ar por um período, abrindo espaço para outras emissoras "piratas", se instalarem, porém, o êxito não foi alcançado e a semente da Rádio Alegria seguia germinando.
Com essas pessoas e os demais que colaboraram financeiramente com a compra dos equipamentos, foi fundada a Associação Radiodifusão Comunitária Alegria de Anita Garibaldi. A pessoa de fundamental importância nesse processo de criação e registro da associação e posteriormente, o braço mais que direito nas negociações e encaminhamentos junto ao Ministério das Comunicações em Brasília, para o início de um longo e demorado processo de pedido de canal de rádio para o município, foi o eterno e sempre lembrado Luiz Fernando Frizzo (In Memorian), que devido à demora na liberação, faleceu antes da finalização e liberação da rádio anitense.
A tramitação no Congresso Nacional em Brasília durou 11 anos e em outubro de 2008 ocorreu a liberação, entrando em caráter experimental, operando na Frequência Modulada (FM) de 104,9 MHz inicialmente.
Com a publicação no Diário Oficial da União no final de outubro, entrou em caráter de experimentos a Rádio Comunitária Alegria FM 104,9 MHz de Anita Garibaldi/SC, onde por um período de 30 dias ficou no ar com apenas músicas e suplementos musicais.
No dia 05 de dezembro de 2008, foi fundada a Rádio Alegria FM em caráter legal e definitivo, pelo então presidente Soli Pacheco dos Santos. Foi uma enorme festa com presença de autoridades, pessoas de forte influência na sociedade e Benção Religiosa com o Pe. Angelo Manoel da Cruz (Pároco na época e hoje membro da equipe de comunicadores) e teve com sendo a primeira transmissão ao vivo na emissora de rádio.
São quase 12 anos de rádio legal em Anita Garibaldi, e com os avanços da tecnologia a rádio pode ser ouvida pela internet. Ferramenta de comunicação que passou a ser fundamental nos tempos atuais.
A emissora chega em 2021 comemorando seu 12° aniversário, comemorando e defendendo o "status" de ser uma das rádios comunitária mais acessadas na internet no estado de Santa Catarina. A equipe capricha na programação com músicas, recados locais, divulgação do comércio local em forma de Apoios Culturais, horóscopos do dia, classificados, programação religiosa e quadros com participação ao vivo do ouvinte e distribuição de muitos prêmios em todos os dias.
Sendo a única emissora de rádio devidamente legalizada na cidade, consequentemente é a mais ouvida, onde em pesquisas realizadas em todo o território do município apresentou índices de até 92% de audiência. Ou seja, em cada 10 anitense, 9 acompanham a programação da rádio, dependendo do horário.
A programação é abastecida com comunicadores voluntários e que apresentam uma experiência diferenciada em toda a região. São eles: Juquinha, Soli Pacheco, Osmar Conrado e Nylcynho Mot@. A programação tem início as 6h da manhã e encerra as 22h de segunda a segunda, onde conta com a execução de músicas no estilo pop, rock, dance music, música eletrônica, sertanejo, MPB e músicas regionais.
Deixe seu comentário