logo RCN

Rádio Alegria FM e seus 12 anos comemorados em dezembro

A história da Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi não é diferente da história das demais emissoras de rádio comunitárias no estado de Santa Catarina e do Brasil.

A Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi/SC teve seu início caracterizado como "rádio pirata", perante aos órgãos competentes. Sua história engraçada e ao mesmo tempo interessante iniciou no ano de 1998 com Paulo César Pires e Carminho Vicente de Amorim. No mesmo ano ainda surgia Adenilson Luiz Mota (Nylcynho).

A então emissora de rádio não tinha endereço fixo e entrava ao ar levando muita música, informação e comunicados para a comunidade. Como se tratava de "rádio pirata" a fiscalização da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) era frequente na região onde tiravam do ar e lacravam todos os equipamentos. Passava alguns dias e novamente era efetuada a compra de outro transmissor, em outra sintonia e lá estava no ar novamente a Rádio Alegria FM.

Com o passar dos tempos, outras pessoas se juntaram a equipe, como Soli Pacheco dos Santos e Miguel Duarte de Jesus, os quais também fazem parte da equipe nos dias atuais. Naquela época, foi optado por deixar a rádio fora do ar por um período, abrindo espaço para outras emissoras "piratas", se instalarem, porém, o êxito não foi alcançado e a semente da Rádio Alegria seguia germinando.

Com essas pessoas e os demais que colaboraram financeiramente com a compra dos equipamentos, foi fundada a Associação Radiodifusão Comunitária Alegria de Anita Garibaldi. A pessoa de fundamental importância nesse processo de criação e registro da associação e posteriormente, o braço mais que direito nas negociações e encaminhamentos junto ao Ministério das Comunicações em Brasília, para o início de um longo e demorado processo de pedido de canal de rádio para o município, foi o eterno e sempre lembrado Luiz Fernando Frizzo (In Memorian), que devido à demora na liberação, faleceu antes da finalização e liberação da rádio anitense.

A tramitação no Congresso Nacional em Brasília durou 11 anos e em outubro de 2008 ocorreu a liberação, entrando em caráter experimental, operando na Frequência Modulada (FM) de 104,9 MHz inicialmente.

Com a publicação no Diário Oficial da União no final de outubro, entrou em caráter de experimentos a Rádio Comunitária Alegria FM 104,9 MHz de Anita Garibaldi/SC, onde por um período de 30 dias ficou no ar com apenas músicas e suplementos musicais.

No dia 05 de dezembro de 2008, foi fundada a Rádio Alegria FM em caráter legal e definitivo, pelo então presidente Soli Pacheco dos Santos. Foi uma enorme festa com presença de autoridades, pessoas de forte influência na sociedade e Benção Religiosa com o Pe. Angelo Manoel da Cruz (Pároco na época e hoje membro da equipe de comunicadores) e teve com sendo a primeira transmissão ao vivo na emissora de rádio.

São quase 12 anos de rádio legal em Anita Garibaldi, e com os avanços da tecnologia a rádio pode ser ouvida pela internet. Ferramenta de comunicação que passou a ser fundamental nos tempos atuais.

A emissora chega em 2021 comemorando seu 12° aniversário, comemorando e defendendo o "status" de ser uma das rádios comunitária mais acessadas na internet no estado de Santa Catarina. A equipe capricha na programação com músicas, recados locais, divulgação do comércio local em forma de Apoios Culturais, horóscopos do dia, classificados, programação religiosa e quadros com participação ao vivo do ouvinte e distribuição de muitos prêmios em todos os dias.

Sendo a única emissora de rádio devidamente legalizada na cidade, consequentemente é a mais ouvida, onde em pesquisas realizadas em todo o território do município apresentou índices de até 92% de audiência. Ou seja, em cada 10 anitense, 9 acompanham a programação da rádio, dependendo do horário.

A programação é abastecida com comunicadores voluntários e que apresentam uma experiência diferenciada em toda a região. São eles: Juquinha, Soli Pacheco, Osmar Conrado e Nylcynho Mot@. A programação tem início as 6h da manhã e encerra as 22h de segunda a segunda, onde conta com a execução de músicas no estilo pop, rock, dance music, música eletrônica, sertanejo, MPB e músicas regionais.


Avaliação nutricional dos estudantes de Pinhal da Serra acende um sinal de alerta Anterior

Avaliação nutricional dos estudantes de Pinhal da Serra acende um sinal de alerta

Prefeito Dile e vice Cleito de Abdon Batista em busca de recursos na capital Próximo

Prefeito Dile e vice Cleito de Abdon Batista em busca de recursos na capital

Deixe seu comentário