Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Saúde amplia projeto das PICS em Vargem
Aulas de zumba iniciaram na última semana.
Tiveram início na última semana em Vargem, aulas de zumba, que integram projeto das Práticas Integrativas Complementares (PICs), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.
As vagas foram preenchidas rapidamente e estão acontecendo às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30 no Centro de Idosos.
Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a instituir atividades e serviços de Terapia Natural e Holística na rede municipal de saúde, foi aprovado no legislativo, tendo por objetivo garantir acesso para população através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
A justificativa do projeto aponta que as práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
Aponta também que as PICS são importantes práticas transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação.
E diz, ainda, que uma das abordagens desse campo são a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social. Entre as principais diretrizes da PNPIC está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração - ao modelo convencional de cuidado - de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
Deixe seu comentário