Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Saúde mental! Precisamos cuidar também
No mesmo seguimento do Outubro Rosa e Novembro Azul, o Janeiro Branco foi escolhido para cuidar da saúde da mente. O objetivo da Campanha "Janeiro Branco" seria atrair a atenção de todos para os assuntos referentes à Saúde Mental e Emocional dos indivíduos, e também das Instituições Humanas. O mês foi indicado, uma vez que em termos representativos e culturais, as pessoas estão mais predispostas a refletirem sobre suas vidas e suas emoções.
Para falar mais sobre o assunto, o Jornal Correio dos Lagos conversou com a psicóloga anitense Jaqueline Freitas, de 26 anos e que atualmente trabalha no Hospital Frei Rogério de Anita Garibaldi, porém já trabalhou na Unidade de Saúde do município e no Abrigo de Crianças e Adolescentes em Campo Belo do Sul.
A psicóloga esclarece o porquê ter um mês dedicado aos cuidados da mente. "Acredita-se ser de grande importância enaltecer um mês que busque uma medida preventiva relacionada a saúde mental, visando auxiliar a recuperação das pessoas antes mesmo que elas adoeçam, assim, planejar ações estratégicas e orientar são os pontos principais da Campanha", destaca.
Perguntada sobre ser o mês de janeiro, ela enaltece que o mês de janeiro é o período indicado para cuidar da mente, já que o ano está apenas iniciando e é natural as pessoas trazerem como bagagem do ano anterior diversos sentimentos.
"Desta forma, é fundamental olhar para dentro, nos respeitar, compreender nossas aflições e saber conduzir nossos sentimentos, de modo que o medo e as lembranças de momentos difíceis não conduzam para o presente, sendo assim, um recomeço, onde muitas expectativas são projetadas para um novo modelo de vida".
Conforme o Ministério de Saúde, pressupõe-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas apresentem ou desenvolvam problemas de saúde ou algum transtorno conexo a saúde da mente. Contudo, dentre os principais problemas e doenças, pode-se destacar: a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico.
O mundo vive o período de pandemia e de isolamento social, a psicóloga Jaqueline destaca os principais problemas enfrentados com relação a saúde da mente. "Embora, os sintomas respiratórios sejam considerados como os principais da Covid-19, é de fundamental importância destacar que sinais de estresse e ansiedade já foram citados em pacientes com a doença ativa, bem como comportamento mental alterado e danos por prazo indeterminado, onde foi manifestado perda de memória, variação do sono e elevadas condições de estresse pós-traumático. Considerando ainda, o estresse gerado pelo isolamento social, o qual tende a induzir alterações imunológicas, mencionando neste caso, pessoas que não foram infectadas, mas sofreram com o distanciamento e a perda de entes queridos".
A psicologia e o psicólogo têm um papel fundamental nesse processo de cuidados com a saúde da mente e a sua atuação pode auxiliar e muito no dia a dia das pessoas. "A Psicologia, utilizando seu contexto teórico, pode contribuir imensamente para a compreensão do ser humano de forma holística, propiciando ações voltadas para o cuidado integral. Desta forma, o psicólogo clínico, dentre suas funções busca:
- Promover uma escuta empática, realizando o acolhimento de demandas e fortalecendo o vínculo com o paciente, proporcionando o autoconhecimento;
- Realizar a orientação e a administração das doenças psicossomáticas, concretizando a ressignificação das crenças, e;
- Desenvolver a compreensão e habilidade para lidar com as emoções, dentre tantas outras funções.
Todavia, de forma ética e sob sigilo, o psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios emocionais, doenças mentais ou nos transtornos de personalidade".
O cuidado da mente influencia diretamente nos cuidados com o corpo e na saúde como um todo, para isso a psicóloga apresenta algumas dicas de como manter a saúde do corpo e da mente em harmonia. "Para que se consiga atingir um equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente é imprescindível que se tenha uma vida saudável e feliz. Porém, sabe-se que não é tão fácil, sobretudo na situação atual da sociedade, com uma rotina atribulada, com grandes responsabilidades e conflitos movidos por inúmeras causas. Buscando a harmonia entre ambos e visando o que há de melhor para uma vida saudável, acredita-se ser necessário investir tempo e motivação na mudança de comportamento. De maneira resumida, seria fundamental deixar os velhos costumes e incluir uma rotina saudável que possibilite viver com mais qualidade e no fluxo natural da vida", comenta Jaqueline, a qual dá dicas para encontrar o equilíbrio físico e mental. "É necessário ser positivo, evitar o estresse excessivo, ter uma qualidade de sono, encontrar um tempo para você, alimentar-se de maneira saudável e praticar esportes e/ou exercícios físicos, fazendo atividades que lhe tragam satisfação. Assim, busca-se incitar a compreensão de que, da mesma forma que o físico, a mente também requer cuidados especiais", finaliza.
Deixe seu comentário